Fiocruz inaugura centro para tratar pessoas com sequelas da Covid

Centro de Covid Longa tem como objetivo oferecer tratamento e reabilitação aos pacientes, além de conduzir pesquisas sobre a condição para apoiar políticas públicas de saúde

Espaço contém infraestrutura necessária para que o Centro realize pesquisa multidisciplinar, bem como o tratamento e a reabilitação de pessoas com sequelas da Covid-19 | Foto: INI/Fiocruz

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e a Diretoria Executiva da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inauguraram, nesta quinta-feira (11/5), o Centro de Covid Longa, em Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ) como parte do programa Unidos Contra a Covid-19.

O centro é um espaço multidisciplinar de pesquisa, tratamento e reabilitação de pessoas com sequelas da doença, com objetivo de proporcionar qualidade de vida aos pacientes. O projeto envolve estimativas nos eixos cardiovasculares, documentados, hematológicos, imunológicos, imunológicos/fisioterápicos, metabólico-nutricionais, otorrinolaringológicos e de saúde mental/qualidade de vida, bem como estudos sobre a carga da doença da Covid longa.

O espaço também é responsável pelo projeto Recover Pós-Covid: monitoramento, avaliação multidisciplinar e reabilitação de indivíduos com afecções pós-covid-19 no Rio de Janeiro, Brasil e o Recover-Pós-Covid SUS-Brasil uma colaboração entre pesquisadores do INI, do Instituto Oswaldo Cruz e da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz).

O projeto pretende gerar evidências científicas para subsidiar a formulação de políticas públicas para o enfrentamento do impacto da Covid longa na população brasileira e ampliar o acesso aos serviços de reabilitação no Sistema Único de Saúde (SUS).

“O vírus continua circulando e temos que não apenas fortalecer a capacidade de resposta do país a novas ameaças da Covid-19 na saúde pública, seja na imunização, na vigilância, na pesquisa ou na assistência, mas também lidar com as enormes sequelas deixadas pela doença na população”, destaca o presidente da Fiocruz, Mario Moreira. “A inauguração do Centro de Covid Longa e o investimento em melhorias na Rede de Plataformas Tecnológicas são um marco importante para a Fiocruz no enfrentamento do impacto de longo prazo da Covid-19”.

__
Fonte: Agência Brasil
Edição: Bárbara Luz

Autor