4ª Feira da Reforma Agrária entra no segundo dia; veja atrações

No Palco Arena, a partir das 18h, se apresentam Yago Oprorio e o sambista Jorge Aragão. Os seminários debatem a abolição da escravidão, o latifúndio e os 40 anos de luta do MST.

Jorge Aragão sobe no Palco Arena, às 19h Foto: Divulgação

A 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária, organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), entra, nesta sexta (12), no seu segundo dia de evento. Além das 500 toneladas de alimentos agroecológicos, o MST promove seminário sobre os 135 anos de escravidão e shows como Cacique Pagé e Jorge Aragão.

No quesito musical, o Palco Arena recebe às 18h o artista Yago Oprorio. O músico é nascido e criado na Cohab II, zona leste da capital paulista, e tem como referências musicais o hip-hop do grupo Calle 13, de Porto Rico, e os cubanos Orishas. Yago Oproprio vai cantar sucessos como “O Inquilino” e “Amor Incendiário”.

Mais tarde, ainda no Palco Arena, o público ouve a voz e o samba inconfundível de Jorge Aragão. Um dos maiores músicos da cultura popular brasileira, com mais de 40 anos de estrada e fundador do Grupo Fundo de Quinta, canta sucessos como “Coisa de pele”, “Do fundo do nosso quintal”, “Coisinha do pai”, “Vou festejar”, entre outros.

Antes, o MST dá início a três seminários que debatem temas sensíveis da política brasileira. Às 14h, “135 anos da abolição” discute como o latifúndio e o trabalho escravo resultaram nos problemas sociais de hoje em dia, especialmente para o agravamento da fome. Concomitantemente, a “Reforma Agrária” promove reflexões sobre os desafios dos sem-terra na atualidade. Às 15h, o seminário “40 anos do MST e a Memória” realiza uma conversa sobre os anos de luta do movimento e a disputa pela memória no campo.

Durante todo o período da tarde e noite a feira promove apresentações culturais, às 12h30 com Cacique Pajé; às 13h com o grupo Baobá; às 14h com as Clarianas, além da Trupe Olho da Rua com o Democraceria; às 15h com Canções de Luta e Folia de Reis Terra Prometida. Durante todo o dia, os feirantes da reforma agrária popular ofertam diversidade maior de 1.500 produtos, vindos das áreas de assentamentos e acampamentos. E o espaço Culinária da Terra funcionará com cerca de cem pratos típicos regionais de diferentes lugares do Brasil.

Autor