Rio de Janeiro vai sediar o encontro dos chefes de Estado do G20

O encontro está previsto para novembro de 2024. Na ocasião, o Brasil já estará na presidência da cúpula que reúne as 20 maiores economias do mundo

Líderes do G20 lançam moedas na Fontana di Trevi, na última cúpula do G20, em Roma Foto: Divulgação/ G20

O Rio de Janeiro vai sediar o próximo encontro do G20, evento que reúne as maiores economias do mundo. A cúpula de chefes de Estado será realizada no Brasil, em novembro de 2024.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), agradeceu o presidente Lula (PT) pelas redes sociais: “Estamos de volta! Valeu Lula! Rio!!!!!!”.

Atualmente, a Índia lidera a presidência rotativa da cúpula, mas a partir de 1º de dezembro deste ano o Brasil passa a liderar os encontros. Serão cerca de 20 reuniões com autoridades dos países que participam do G20.

A cúpula reúne as 20 maiores economias do mundo e conta com a presença de outros dez países convidados, além da Espanha, que sempre é chamada para participar. O G20 é o principal fórum de cooperação econômica internacional e nos últimos encontros tem tratado sobre a guerra na Ucrânia, negociações climáticas internacionais e estragos socioambientais.

Segundo a própria organização, o G20 representa 80% de todo o Produto Interno Bruto do planeta, 75% do comércio mundial e 60% da população.

Será a primeira vez que o Brasil vai receber o evento. Segundo as informações da jornalista Bela Megale, do O Globo, o Ministério das Relações Exteriores vai aproveitar a vitrine do G20 e realizará agendas por todo o país para divulgar os destinos turísticos.

Atualmente, esses são os membros do G20: União Europeia, Estados Unidos, China, Brasil, Canadá, França, Argentina, México, Indonésia, África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Alemanha, Itália, Índia, Rússia, Arábia Saudita, Reino Unido e Turquia.

Autor