MST doará 25 toneladas de alimentos após Feira da Reforma Agrária

A 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária começa nesta quinta (11) e tem encerramento no domingo (14), no Parque do Água Branca, em São Paulo.

Foto: Divulgação

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) vai doar cerca de 25 toneladas de alimentos após o encerramento da 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária. A 4ª edição da Feira ocorre entre os dias 11 e 14 de maio, no Parque da Água Branca, em São Paulo.

A 4ª Fenara fará uma retomada após cinco anos e marca o início das comemorações dos 40 anos de luta do MST em defesa da Reforma Agrária.

As doações do MST começaram na pandemia quando a crise humanitária se agravou e milhares de pessoas se viram sem emprego em meio a um governo desastroso. Com o lema “Cultivando Solidariedade Sem Terra”, o MST construiu uma agenda nacional de ações contra fome.

De lá para cá, foram mais de oito toneladas de alimentos. O movimento se empenhou na criação da Frente Nacional Contra a Fome e a Sede, que possui um trabalho permanente nas comunidades de todo o Brasil. São dezenas de Cozinhas Solidárias, Bancos Populares de Alimento e Hortas Comunitárias.

Também houve a formação de mais de 2 mil Agentes Populares de Saúde que estiveram na linha de frente de todas essas articulações em conjunto com as famílias em situação de vulnerabilidade.

Cultura Sem-Terra

A Feira tem entrada gratuita e disponibilizará três palcos por todo o parque, onde artistas populares como Zeca Baleiro, Jorge Aragão, Gaby Amarantos, Johnny Hooker, a bateria da Escola de Samba Camisa Verde e Branco, Lenine, Liniker, Chico Cesar e Mestrinho.

Ao todo, são mais de 200 artistas comandando espetáculos de teatro, de música regional e campesina, cortejos, apresentações de Folia de Reis, jongo e tantas outras atrações.

No primeiro dia de Feira, na quinta (11), sobem ao palco Zeca Baleiro e Alessandra Leão. Na sexta, Yago Opróprio e a lenda do samba, Jorge Aragão.

O final de semana começa com Gaby Amarantos e Johnny Hooker, a dupla Cacique e Pajé, o grupo Baobá, Clarianas e Canções de Luta. O sábado fecha com a bateria da escola de samba Camisa Verde e Branco. Já no domingo, o encerramento musical tem início às 13h30 com Samba de Origem, Pastora do Rosário e Pereira da Viola.

À noite, Lenine, Larissa Luz, Liniker, Alzira Espíndola, Tulipa, Chico César e Mestrinho fazem as apresentações finais,

Gastronomia do país inteiro

Como de costume, a Feira receberá diferentes culinários de todo o país. A Culinária da Terra apresentará pratos saudáveis, nutritivos e muito gostosos. Todos fazem parte da cadeia produtiva com responsabilidade ambiental e social. Para isso, serão 30 cozinhas funcionando por todo o Parque da Água Branca.

Mais de 100 pratos representarão a gastronomia brasileira e suas variedades inconfundíveis. Alguns exemplos: do Nordeste, o famoso bobó de camarão e o baião de dois; do Norte, galinha caipira no leite de coco de babaçu e maniçoba; o Centro-Oeste será representado com o arroz com pequi e ventrecha de pacu, enquanto o Sul terá o arroz com lula e carreteiro. Do Sudeste, teremos o porco de tacho, lombo de jaca e feijão tropeiro.

Feira

Além dos pratos típicos, o movimento mobilizará cerca de 500 toneladas de alimentos comercializados por mais de 1.200 feirantes.

“Essa Feira tem um toque especial porque estamos mobilizando 500 toneladas de alimentos. Serão mais de 60 caminhões de produtos dos vários cantos do Brasil. Desse total, cerca de 30 toneladas serão destinadas à doação”, explica Diego Moreira da coordenação do setor de produção do MST.

Autor