Flávio Dino detona fake news de senador bolsonarista sobre 8/1

“Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores. O senhor conhece? Capitão América, Homem-Aranha?”, ironizou o ministro sobre as mentiras de Marcos do Val

Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador bolsonarista Marcos do Val (Podemos-ES) levou uma invertida do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, durante audiência nesta terça-feira (9) na Comissão de Segurança Pública do Senado.

O parlamentar classificou a atuação do ministro no ato golpista do dia 8 de janeiro como omissa e ainda disse que ele deveria ser preso como foi Anderson Torres, ex-secretário de Segurança do DF.

O ex-ministro da Justiça de Bolsonaro foi preso acusado de omissão nos atos que culminaram com a invasão e depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes.

“Um relatório da Abin [Agência Brasileira de Inteligência] ao qual tive acesso em momento algum cita a possibilidade uma manifestação pacífica. Pelo contrário: é super detalhista. Esse documento diariamente chegava para o GSI [Gabinete de Segurança Institucional] e para o Ministério da Justiça. Em todo momento era dito que teria depredação e tentativa de tomar o poder. Espero que o ministro Flávio Dino seja afastado e, se possível, até preso, como foi o Anderson Torres”, disse o senador.

Leia mais: Flávio Dino desmonta base bolsonarista em audiência

Flávio Dino foi enfático: “Já disse e vou dizer mais uma vez: não recebi relatório da Abin. Não adianta pegar trechos de entrevistas para pescar contradições inexistentes, a não ser na sua mente. Essas construções mentais que o senhor faz, muito singulares, não têm suporte nos fatos (…) Fui juiz e nunca fiz conluio com Ministério Público. Nunca tive sentença anulada. Por ter sido um juiz honesto, não admito que ninguém venha dizer que eu tenho que ser preso. Isso é desrespeito. Quem tem honra defende. É a contundência dos justos”.

Sobre a acusação de que o presidente Lula já sabia dos atos golpistas, o ministro provocou risos na plateia ao explicar para o senador que quando chegou no local avisou ao presidente.  

“Bom, no gabinete, à tarde, uma vez o senhor fala que esteve, outra hora fala que não esteve. Em vídeo, o senhor diz que estava lá, levou vinte e poucos minutos para chegar, mas se contradiz quando diz que tinham poucas pessoas subindo a rampa”, afirmou o bolsonarista.

Dino rebateu: “É uma dinâmica. Como o senhor sabe, as pessoas se deslocam. Eu não estava e me desloquei, cheguei. Eu não estava lá, eu fui avisado e cheguei. Aí o senhor pergunta: ‘O presidente Lula foi avisado?’. Claro que ele já sabia, porque em Araraquara tem televisão”, afirmou.

“Se o senhor é da Swat, eu sou dos Vingadores. O senhor conhece? Capitão América, Homem-Aranha?”, ironizou o ministro, referindo-se às falas do senador sobre ter treinado, por meio de uma empresa, agentes de forças como Swat, Nasa, FBI e Navy Seals.

Repercussão

Para o vice-líder do governo no Congresso, Daniel Almeida (PCdoB-BA), o ministro deu aula no Senado de como contrapor as tentativas de distorcer os fatos.

“Aqueles que se utilizam das fake news e pirotecnias na internet para manipular a opinião pública não se sustentam nesse debate. Dino é o Craque do Jogo”, afirmou o deputado.

O deputado Alencar Santana (PT-SP) diz que Dino deu na audiência não só uma aula de Direito, mas também de dignidade para Sergio Moro e Marcos do Val. “Acabou o governo das mentiras e da rachadinha! Agora é o governo da Lei!”, afirmou.

Autor