Boulos lidera em SP e chega a 39,2% com apoio de Lula

Na avaliação do governo Lula, 40,4% consideram a gestão “ótima ou boa” e 30,7% a julgam “ruim” ou “péssima”

A pouco menos de 17 meses para as eleições municipais de 2024, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) lidera a disputa à Prefeitura de São Paulo. Conforme levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (8), Boulos tem 31,5% das intenções de voto.

Na sequência, aparecem o atual prefeito paulistano, Ricardo Nunes (MDB, 17,8%); o ex-ministro bolsonarista Ricardo Salles (PL, 10,9%); a deputada federal Tábata Amaral (PSB, 7,1%) e o ex-deputadoVinicius Poit (Novo, 5,4%). Brancos, nulos e abstenções somam 17,2%. Ouytos 10,1% não souberam responder.

A pesquisa também sondou o impacto de eventuais apoios de lideranças nacionais – como o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – a essas pré-candidaturas. Boulos, com apoio de Lula, vai a 39,2% das intenções de voto. Salles, apoiado por Bolsonaro, chega a 20,4% e ultrapassa Ricardo Nunes, que tem 13,6% com o apoio de Simone Tebet (MDB).

Já o levantamento espontâneo – aquele em que não se apresenta ao entrevistado o nome dos pré-candidatos – mostra que a eleição ainda está longe do horizonte dos paulistanos. Nada menos que 81,7% não sabem ou não responderam em quem votarão, enquanto 8,9% se dividem entre Ninguém/Branco/Nulo. Apenas quatro nomes têm mais de 1% das intenções de voto, todos em empate técnico.

Na avaliação do governo Lula, os eleitores de São Paulo se revelam mais inclinados a aprovar a administração federal. Entre os entrevistados, 40,4% consideram a gestão “ótima ou boa”, 30,7% a julgam “ruim” ou “péssima” e 26,8% a avaliam como “regular”. No total, 55,6% aprovam o governo, contra 38,7% que desaprovam.

A Paraná Pesquisa ouviu 1.208 eleitores de São Paulo, presencialmente, de 30 de abril a 4 de maio. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais.

Autor