PT denuncia Google à Justiça por associar Lula à “corrupção”

Problema foi verificado já na sexta-feira (6), quando Lula desembarcou em Londres para participar da coroação do rei Charles 3º

O PT enviou uma notificação extrajudicial ao Google neste domingo (7) após o mais popular site de buscas do mundo associar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva à corrupção. A notificação é assinada pela presidenta do partido, deputada Gleisi Hoffmann (PR)..

Segundo o partido, o Google incorreu em “confusão e falta de transparência”, além da prática de “abuso de poder econômico e violação do direito de libre consciência dos cidadãos brasileiros”.

O problema foi verificado já na sexta-feira (6), quando Lula desembarcou em Londres para participar da coroação do rei Charles 3º. Quando os usuários buscavam os verbetes “lula” e “coroação”, o Google sugeria também o termo “corrupção”.

O PT acusa o Google de fazer associação entre “coroação” e “corrupção” apenas quando o nome de Lula é envolvido. Por isso, a notificação pede ao Google “esclarecimentos e explicações técnicas em relação aos algoritmos e programações” relacionados a busca.

Quando Bolsonaro é associado à coroação, o Google sugere: “você quis dizer Bolsonaro coração?”. Com Lula, o tom muda: “Você quis dizer Lula corrupção?”.

Para o PT, o Google “está valendo-se do seu poder econômico e quase monopólio virtual para manipular a opinião pública em favor dos seus interesses privados, violando o art. 5º, inciso VI, da Constituição Federal”.

Autor