Ministra quer parceria com BNDES para ampliar controle de desastres naturais

Em São José dos Campos (SP), ministra Luciana Santos visitou o Cemaden e o Inpe, responsável pelo monitoramento da Amazônia

Em São José dos Campos (SP) ministra Luciana Santos conheceu os programas Prodes e Deter, responsáveis pelo monitoramento do desmatamento e das queimadas na Amazônia e outros biomas, Foto: Laura Biagi

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) deve firmar uma parceria com o BNDES para ampliar os investimentos em inovação e aprimorar os sistemas de monitoramento e prevenção de desastres naturais. O anúncio foi feito pela ministra Luciana Santos durante visita ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) na sexta-feira (5), em São José dos Campos (SP). Segundo ela, o objetivo é desenvolver pluviômetros mais leves, de menor custo e fácil manutenção.

“Os eventos extremos só se tornam desastres quando envolve a população vulnerável, ou seja, aquela que vive nas áreas alagadas, de seca ou nos morros. Por isso, queremos avançar para ampliar a percepção do risco pela população e para que as pessoas possam se apropriar do uso dos pluviômetros. O nosso papel é prevenir para salvar o maior número de vidas”, disse a ministra na última sexta-feira (5).

Leia também: Luciana Santos diz que CBA apoiará desenvolvimento sustentável na Amazônia

Na visita ao Cemaden, a ministra visitou a Sala de Situação, onde é feito o monitoramento dos 1.038 municípios do país em tempo real. Além disso, conheceu o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores para o monitoramento dos impactos da seca e a articulação com as escolas para ampliar a percepção da população sobre os riscos de desastres naturais.

Inpe

A ministra Luciana Santos também esteve no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde conheceu os programas Prodes e Deter, responsáveis pelo monitoramento do desmatamento e das queimadas na Amazônia e outros biomas brasileiros. Enquanto o Prodes produz taxas anuais, o Deter faz alertas diários, o que é fundamental para as ações de fiscalização.

“A agenda climática e ambiental é uma prioridade do governo do presidente Lula, e os dados gerados pelo Inpe através do Prodes e do Deter são essenciais para combater o desmatamento e outros crimes que ocorrem na Amazônia”, afirmou a ministra.

Ela também conheceu o Laboratório de Integração e Testes (LIT), onde é realizada a montagem e testes dos satélites de sensoriamento remoto desenvolvidos pelo Inpe. “Orgulho nacional”, disse a ministra, após a visita ao Inpe. 

Com informações Ascom/MCTI

Autor