Denúncias de violência contra pessoas idosas aumentam 97%

Divulgação do Disque 100 evita subnotificação evidenciada nos últimos quatro anos. Governo federal tem trabalhado em estratégias para incentivar que mais denúncias sejam registradas e os casos sejam tratados.

Foto: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Já nos primeiros três meses deste ano, denúncias sobre violações de direitos humanos contra pessoas idosas registraram um aumento de 97%, se comparado com o mesmo período de 2022. Aumento de registros se deve ao trabalho realizado pela nova gestão no Ministério de Direitos Humanos.

É o que avalia o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva. Para ele, o aumento significa, na prática, o resultado do trabalho sólido realizado pela nova gestão e das ações de divulgação do Disque 100 que evitam a subnotificação evidenciada nos últimos quatro anos.

“A retomada do Disque 100, aliada ao trabalho de comunicação e divulgação, pode justificar esse aumento juntamente com as ações da nossa secretaria, que também divulgam o serviço”, esclarece o secretário.

No mesmo período de 2022, foram registradas 102,8 mil violações, mas segundo o governo federal, esses números podem envolver um número menor de pessoas físicas, pois uma denúncia pode ser registrada a respeito de mais de uma violação.

Segundo a analista de Políticas Sociais da Ouvidoria do Ministério dos DH, Cecília Sousa, os dados são assimétricos porque cada denúncia pode indicar diferentes tipos de violações, esclarece.

Os dados podem ser acessados por meio do painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Incentivar denúncias de violências

De acordo com o secretário dos Direitos para Pessoa Idosa, da Silva, os registros devem aumentar ainda mais até o fim do ano, já que a pasta tem trabalhado em estratégias para que as pessoas idosas acessem ainda mais os canais de denúncia do Ministério.

“Etarismo se mostra mais cruel do que nunca”, afirmou o secretário. “Estamos no início de um trabalho em que pretendemos, nos próximos meses, aprimorar o acesso das pessoas idosas para que elas se sintam incentivadas a denunciar as violências que possam ter sofrido ou estejam sofrendo”, completou. 

Disque 100

O Disque 100 pode ser acionado por meio de ligação gratuita – discando 100. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel. O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

O atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras), deve ser feito por meio deste link.

A denúncia também pode ser feita pelo Telegram, pelo site e aplicativo dos Direitos Humanos Brasil.

O Disque 100 também pode receber denúncias via WhatsApp, pelo número (61) 99611-0100.

Denúncia anônima

Além de denúncias contra idosos, o Disque 100 recebe denúncias de violações de direitos humanos contra crianças e adolescente, pessoas com deficiência, mulheres e pessoas em situação de rua, entre outros grupos, além de situações como discriminação étnica ou racial.

A pessoa denunciante não precisa se identificar, a denúncia é anônima.

É importante que o denunciante informe dados como o local da ameaça e os dados do suspeito, se possível.

Com informações do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Autor