Governo Lula reduz 96,6% das queimadas em terras indígenas

Órgãos destruíram 327 acampamentos de garimpeiros, 18 aviões, dois helicópteros e centenas de motores

Cestas de alimentos chegando em ritmo emergencial em território Yanomami. Foto: Exército Brasileiro

As ações do governo Lula no combate ao garimpo ilegal mudaram o dia a dia da Terra Indígena (TI) Yanomami, em Roraima. De acordo com levantamento da PF (Polícia Federal) divulgado nesta sexta sexta-feira (5), houve uma redução de 96,6% nas queimadas no território entre abril de 2022 e abril deste ano.

Para mensurar o índice, o a Polícia Federal se baseia nos alertas de queimadas originados de imagens de satélite que acompanham as atividades de garimpo ilegal na TI Yanomami. De um total de 444 alertas no ano passado, o número caiu para 18 em 2023.

Na última semana, a Operação Libertação destruiu um arsenal de acampamentos, combustíveis e maquinário encontrados irregularmente na terra indígena em locais com garimpos em atividade. A PF também realizou diligências para monitorar os ataques de invasores aos indígenas.

Além da Polícia Federal, as ações do governo contam com a participação da PRF (Polícia Rodoviária Federal), da FNS (Força Nacional de Segurança) e do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Juntos, esses órgãos destruíram 327 acampamentos de garimpeiros, 18 aviões, dois helicópteros, centenas de motores e dezenas de balsas, barcos e tratores. Foram apreendidas 36 toneladas de cassiterita, além de 26 mil litros de combustível.

Autor