Operação da PF tem efeito devastador para a imagem de Bolsonaro

De acordo com a Quaest, nenhum evento em 2023 provocou tantas reações negativas para Bolsonaro do que a revelação da fraude em sua carteira de vacinação. Operação Venire foi o assunto político mais comentado nas redes em 2023

Jair Bolsonaro e seus asseclas se enganaram. A recepção calorosa ao ex-presidente na abertura do 28ª Agrishow, na segunda-feira (1), em Ribeirão Preto (SP), foi interpretada, erroneamente, como uma espécie de “volta por cima” do bolsonarismo. Mas a operação de busca e apreensão da Polícia Federal (PF) na casa de Bolsonaro, nesta quarta-feira (2), mostrou o inverso: a imagem do ex-capitão segue derretendo.

De acordo com a Quaest Pesquisa e Consultoria – que monitorou o impacto do caso nas redes sociais –, nenhum evento em 2023 provocou tantas reações negativas para Bolsonaro do que a revelação da fraude em sua carteira de vacinação. E mais: a ação da PF, batizada de Operação Venire, foi o assunto político mais comentado nas redes em 2023 e teve um efeito devastador para a imagem do ex-presidente .

Estima-se que, em menos de 24 horas, as 450 mil menções diretas ao tema nas plataformas digitais tiveram um alcance de quase 30 milhões de interações. Dessas reações, nada menos que 81% foram negativas.

“Esta operação teve um poder e um impacto muito forte na imagem de Bolsonaro. Ela conseguiu furar a bolha e captar um pouco o bolsonarista e impactar a imagem do ex-presidente”, declarou ao UOL Jonatas Varella, diretor de dados da Quaest. “Entre os militantes mais ‘raiz’, houve quem o defendesse – mas com uma estratégia diferente: não foi dizer que ele cometeu crime ou não, mas que foi um crime irrelevante.”

Os 81% de interações negativas relacionadas a esse episódio superam os 60% de postagens críticas a Bolsonaro entre 4 e 6 de março, quando o caso das joias sauditas estourou. Na ocasião, foram 300 mil menções diretas, com alcance de quase 17 milhões de reações. Para fazer seus levantamentos, a Quaest monitora postagens em três redes sociais – o Twitter, o Facebook e o Instagram.

Autor