Lula viaja para Londres e prepara retorno ao Nordeste

Presidente participará da coroação do Rei Charles 3º; agendas com anúncios de investimentos no Nordeste é preparada e Lula pode participar de reunião do G7, no Japão

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula viaja na noite desta quinta-feira (4) para Londres, capital do Reino Unido, onde participa da coroação do Rei Charles 3º, no sábado (6). Na sexta-feira (5), o presidente deve se encontrar com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak. Para as próximas semanas, o governo prepara a ida de Lula ao Nordeste.

Bahia e Ceará são os destinos. Em Salvador, Lula deve assinar repasse de R$3,8 bilhões pela Lei Paulo Gustavo, atendendo estados e municípios com incentivo à cultura.

A data marcada escolhida era 11 de maio e o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues chegou a confirmar o dia, quando também se planeja agenda sobre o Programa Plurianual Participativo. A ideia do governo é realizar plenárias nas 27 unidades da federação para tratar de orçamento e investimentos.

Apesar do indicativo, o governo ainda não confirmou a agenda uma vez que o presidente pode participar de reunião do G7, no Japão. A cúpula que reúne os líderes de Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido se encontrará entre os dias 19 e 21 de maio. Lula foi convidado pelo primeiro-ministro do país anfitrião, Fumio Kishida.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participará do encontro de ministros de Finanças e chefes dos bancos centrais do G7 que acontece dias antes na cidade de Niigata.

Leia também: Haddad diz que Brasil está no caminho para decolar

No horizonte o Ceará também pode ser um dos destinos. A previsão é de que Lula anuncie por lá a criação do Programa Nacional de Educação em Tempo Integral, além de liberar recursos para o Fundeb. O estado é reduto do ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana, que visa aumentar em 3 milhões de vagas de tempo integral no país junto a estados e municípios com a liberação antecipada dos valores.

*Com informações Carta Capital

Autor