Governo anuncia 600 vagas para Funai e Meio Ambiente

O déficit no funcionalismo público chegou 1,5 mil vagas na Funai e outras 2,1 mil no Meio Ambiente. Governo prometeu anunciar até maio os concursos públicos de 2023

Foto: Funai (divulgação)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta terça-feira (2), abertura de concurso público para 600 vagas na Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou no Diário Oficial da União (DOU) e autorizou a realização de concurso público para 502 vagas na fundação indigenista e outras 92 para o ministério liderado por Marina Silva.

Das 502 vagas da Funai, 152 serão para candidatos com ensino médio, para o cargo de agente indigenista.  As outras 350 vagas para profissionais com ensino superior, para cargos de administrador, geógrafo, arquiteto, assistente social, engenheiros agrônomo e florestal, psicólogo, antropólogo, entre outros.

Já no MMA, as 98 vagas são para o cargo de analista ambiental e estão destinadas para aqueles que completaram o ensino superior, segundo o DOU.

A equipe de transição do governo Lula indicou, no fim do ano passado, um déficit expressivo de servidores na Funai e no Ministério do Meio Ambiente. Na Funai, representantes das categorias relataram que o déficit chega a 1,5 mil servidores. Já no MMA, a equipe identificou ao menos 2,1 mil cagas de ensino superior não preenchidas, sobretudo no Ibama e ICMBio.

A ministra de Gestão e Inovação, Esther Dwerck, afirmou na sexta-feira (28), que o governo anunciará até maio todos os concursos públicos relativos ao ano de 2023. A Lei Orçamentária previu R$2 bilhões para a realização dos editais.

Confira abaixo as vagas para o concurso da Funai:

Agente em Indigenismo – 152 vagas de nível médio

Administrador – 26 vagas de nível superior

Antropólogo – 19 vagas de nível superior

Arquiteto – 1 vaga de nível superior

Arquivista – 1 vaga de nível superior

Assistente Social – 21 vagas de nível superior

Bibliotecário – 6 vagas de nível superior

Contador – 12 vagas de nível superior

Economista – 24 vagas de nível superior

Engenheiro – 20 vagas de nível superior

Engenheiro Agrônomo – 31 vagas de nível superior

Engenheiro Florestal – 2 vagas de nível superior

Estatístico – 1 vaga de nível superior

Geografo – 4 vagas de nível superior

Indigenista Especializado – 152 vagas de nível superior

Psicólogo – 6 vagas de nível superior

Sociólogo – 12 vagas de nível superior

Técnico em Assuntos Educacionais – 2 vagas de nível superior

Técnico em Comunicação Social – 10 vagas de nível superior

Autor