Trabalhadores da limpeza aproveitam 1o. de Maio para reivindicar reajuste

Trabalhadores de limpeza pública e asseio e conservação participaram de manifestação pelo 1o. de Maio em Fortaleza, cobrando reajuste salarial

Trabalhadores de limpeza pública e asseio e conservação, representados pelo Seeaconce, participaram na manhã desta segunda-feira, 1o. de Maio, da manifestação pelo Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. Em Fortaleza, o ato público aconteceu na Vila do Mar, no Pirambu, tendo concentração inicial no cruzamento das avenidas Dr. Theberge e Leste-oeste, seguindo para a Vila do Mar e depois para a areninha do bairro.

A manifestação foi fortemente marcada por protestos contra as altas taxas de juros no Brasil e contra a taxa do lixo em Fortaleza, temas das falas de diversas lideranças, sindicalistas, parlamentares, representantes de movimentos sociais, associações comunitárias, coletivos e outras instituições e grupos.

A luta por aumento real do salário mínimo, pela valorização dos trabalhadores e por melhores condições de trabalho também foi ressaltada em vários pronunciamentos. Muitos manifestantes também cobraram apuração rigorosa e punição para os crimes cometidos pela gestão Bolsonaro no Governo Federal. “Sem anistia”.

Os trabalhadores e as trabalhadoras de limpeza pública e de asseio e conservação, representados pelo Seeaconce em todo o Ceará, participaram da manifestação destacando que estão em plena campanha salarial, tendo fechado recentemente a convenção coletiva de limpeza pública, mas ainda lutando pelo melhor reajuste, com ganho real, para os trabalhadores terceirizados de asseio e conservação, atuantes em empresas públicas e privadas, escolas, unidades da Cagece, entre um sem-número de espaços de trabalho.

Penha Mesquita, presidente do Seeaconce, enfatizou na manifestação que a luta da campanha salarial e para obter o melhor reajuste, com ganho real,continua a ser feita todos os dias. “Neste Primeiro de Maio, nossa luta em defesa de todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores se soma à campanha salarial. Com muita força das categorias representadas pelo Seeaconce, vamos continuar lutando para fechar um reajuste que represente ganho real para os trabalhadores”, ressaltou Penha, agradecendo pelo apoio da categoria.

Diversos outros diretores e diretoras do Seeaconce participaram do ato público na ensolarada manhã de segunda-feira em Fortaleza. Entre outros participantes, Luciano Simplício, presidente da CTB-CE, Luis Carlos Paes, integrante do Comitê Estadual do PCdoB, e Inácio Arruda, ex-senador e atual integrante da equipe do Ministério de Ciência e Tecnologia. A manifestação contou com grande número de participantes e reforçou as bandeiras dos trabalhadores, neste novo momento do País.

Autor