Prévia do PIB indica crescimento de 3,32% em fevereiro, maior resultado em 33 meses

Após o IBGE indicar a desaceleração da inflação em abril, o Banco Central publica IBC-Br de fevereiro, que aponta para o crescimento sustentado da economia,

Lula | Foto: Ricardo Stuckert

A economia cresceu 3,32% em fevereiro, indica o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). Considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), é o melhor resultado do país em 33 meses.

Apesar do crescimento e da queda da inflação, a economia ainda sente o impacto da política monetária restritiva praticada pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Em 13,75% ao ano, a taxa Selic impede o mercado de crédito e desestimula os investimentos.

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmanm, comemorou a prévia do PIB, mas mandou recado a Campos Neto. “Prévia do PIB indica expansão de 3,3% na economia em fevereiro, a maior em 33 meses. Tá todo mundo fazendo seu trabalho, agora só falta Campos Neto com os juros”, disse a deputada.

O resultado do IBC-Br veio acima das expectativas do mercado e da grande imprensa. Segundo o Valor Econômico, o índice está “muito acima da mediana das estimativas colhidas pelo jornal, 1,2%.”

O IBC também surpreendeu o Estadão. Expectativas apuradas pelo jornal davam conta de que o índice não ultrapassaria o intervalo de 0,15% a 2%.

Na quarta (26), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, apresentou uma desaceleração dos preços, mesmo com a economia pressionada pela reoneração dos combustíveis. O IPCA-15 ficou em 0,57%, abaixo dos 0,69% de março.

Autor