Lula acusa Bolsonaro: “Não tenho dúvidas de que ele tentou dar um golpe”

Em entrevista ao jornal El País, Lula também lembrou a negligência de Bolsonaro no combate à pandemia

Foto: Reprodução/El País

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diz ter “convicção” de que seu antecessor no Planalto, Jair Bolsonaro (PL), se juntou a aliados para dar um golpe de Estado em 8 de janeiro. Foi nessa data que apoiadores do ex-presidente invadiram e depredaram sedes dos Três Poderes, como o Congresso Nacional, o STF (Supremo Tribunal Federal) e o próprio Palácio do Planalto.

“Não tenho dúvidas de que ele (Bolsonaro) tentou dar um golpe. Isso ia acontecer desde o dia da minha posse”, afirmou Lula em entrevista ao jornal espanhol El País publicada nesta quinta-feira (27). “Temos a convicção de que tudo foi organizado por Bolsonaro e sua equipe. Ele foi indiciado por 34 acusações e mais serão indiciadas, especialmente processos internacionais.”

Lula também lembrou a negligência de Bolsonaro no combate à pandemia de Covid-19. “Ele é acusado da morte de mais de 300 mil pessoas, por causa das mais de 700 mil que morreram no Brasil”, declarou. 

Na entrevista, Lula também disse acreditar em um “caminho para a paz” na Ucrânia, desde países não envolvidos na guerra possam colaborar. “Só quem está de fora pode ajudar a construir uma engenharia capaz de parar esta guerra. Não me pergunte como porque, primeiro, temos que nos sentar à mesa”, disse o presidente.

De acordo com Lula, “cada lado quer vencer – e, muitas vezes, uma guerra não precisa de um vencedor. É só parar, chegar a um acordo e fazer com que todos voltem ao normal”. O presidente concedeu a entrevista no começo da semana, quando iniciou sua viagem à Espanha. Lula voltou na noite desta quarta-feira (26) ao Brasil.

Autor