Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá fazem nova turnê em homenagem à Legião Urbana

“As V Estações” tem início em maio, em Sorocaba. Até o final do ano a banda faz shows em 12 estados e relembra momentos de um Brasil em transição política e cultural.

Foto: Divulgação

Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, ex-companheiros de Renato Russo, anunciam turnê-homenagem a Legião Urbana.  “As V Estações” é o terceiro reencontro entre os músicos da banda que rememoram os álbuns “As Quatro Estações”, de 1989, e “V”, de 1991.

Apreciados por muitos como os melhores discos da banda, os álbuns escolhidos pela dupla reúnem sucessos como “Monte Castelo”, “A Montanha Mágica”, “Há Tempos”, “Pais e Filhos”, “Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto”, “O Teatro dos Vampiros” e “Vento no Litoral”.

A turnê tem início no dia 5 de maio, em Sorocaba, no Clube Recreativo Campestre. No dia seguinte, a banda chega em São Paulo, no Espaço Unimed. Até novembro, a temporada passará por 12 estados, inclusive o Distrito Federal. Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Piauí, Pará e Amazonas Confira a agenda completa abaixo.

O terceiro reencontro contará com a mesma formação dos últimos shows. Desde 2015, quando os músicos homenagearam os 30 anos da Legião Urbana, a banda conta com André Frateschi, no vocal, Lucas Vasconcellos, na guitarra, Mauro Berman, no baixo e Pedro Augusto, nos teclados. A direção musical é do Mauro Berman.             

A Legião Urbana foi um dos pilares geracional dos anos 1980 e 1990. Liderados pelo vocalista Renato Russo, falecido em 1996, em decorrência do vírus da Aids, a banda capitaneou a renovação musical e cultural durante um dos períodos mais conturbados da República, a redemocratização.

Formada em 1982, em Brasília, a formação mais célebre e longeva da Legião Urbana contava com Renato Russo, Dado-Villa Lobos, Marcelo Bonfá e Renato Rocha, que faleceu em 2015. No contexto da reabertura política, Renato Russo e seus companheiros tinham a capacidade artística de traduzir as emoções e inquietudes de um juventude reprimida pela censura dos militares.

Durante mais de 10 anos os brasilienses foram a voz de uma geração que lutava contra o machismo, que comparava a educação no Brasil sob os militares ao sistema prisional, o militarismo, o imperialismo e a sociedade de consumo, além da defesa de pautas como a liberdade sexual e a defesa do meio ambiente.

5/5 – Sorocaba (SP) – Clube Recreativo Campestre

6/5 – Sao Paulo (SP) – Espaço Unimed

13/5 – Brasilia (DF) – Ginásio Nilson Nelson

20/5 – Belo Horizonte (MG) – Arena Hall

24/6 – Porto Alegre (RS) – Araujo Vianna

1/7 – Rio De Janeiro (RJ) – Jeunesse Arena

26/8 – Curitiba (PR) – Teatro Guaira

15/9 – João Pessoa (PB) – Domus Hall

16/9 – Recife (PE) – Classic Hall

26/10 – Manaus (AM) – Studio 5

28/10 – Belem (PA) – Hangar

24/11 – Teresina (PI) – Teresina Hall

25/11 – Fortaleza (CE) – Iguatemi Shopping

Autor