Congresso cria CPMI do Golpe; bolsonaritas ficam apreensivos

Os líderes governistas atuam para que a CPMI faça uma investigação profunda não só para revelar os responsáveis, mas também o mentor intelectual dos atos

Terroristas invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com a leitura do requerimento pelo presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG) durante na sessão desta quarta-feira (26), do Congresso, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar os atos golpistas do 8/1 foi viabilizada.

Pacheco anunciou que o próximo passo é a definição da proporcionalidade para a formação do colegiado.

Os líderes governistas atuam para que a CPMI faça uma investigação profunda não só para revelar os responsáveis, mas também o mentor intelectual dos atos.

Pelos cálculos feitos nos bastidores, a base de apoio do governo deve emplacar 20 aliados na comissão contra 11 da oposição, uma vez que serão escolhidos 16 deputados e 16 senadores.

A líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (RJ), diz que a CPMI vai conseguir esclarecer os responsáveis e mentores da tentativa de golpe.

Leia mais: Governo diz que CPMI será pá de cal na narrativa conspiratória

“A CPMI dos Atos Golpistas acaba de ser lida na sessão do Congresso. Agora, vamos deixar claro, caso alguém ainda tenha dúvidas, quem participou, quem financiou e quem planejou os atos terroristas do dia 08 de Janeiro. Os bolsonaristas que, de uma forma ou outra, estão associados aos ataques aos Três Poderes naquele infame dia terão que responder por seus crimes”, afirmou a líder.

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) diz que a base bolsonarista está desanimada e preocupada agora que a CPMI do Golpe foi criada.

“A ficha caiu. Eles já estão querendo recuar. Estão preocupados. Sabem por que estão preocupados? Porque a verdade é uma só. Foram os senhores que estimularam o ato golpista, inclusive o deputado André Fernandes (PL-CE), autor do pedido de CPMI”, discursou Lindbergh no plenário.

Para o deputado André Janones (Avante-MG), o clima no Congresso é outro depois da leitura do requerimento.

“Bolsonaristas estão em pânico e começam a se articular pra esvaziar a comissão. Agora começa o prazo para que os blocos indiquem os representantes que farão parte da comissão. Nos corredores o comentário é que a oposição não encaminhará os mesmos, com medo de que a investigação leve ao ex-presidente Jair Bolsonaro à prisão, bem como à cassação de parlamentares envolvidos no crime”, postou na rede social.

O vice-líder do governo no Congresso Nacional, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), diz que a ordem é investigar não só o que aconteceu no 8/1, mas os fatos que antecederam o ato golpistas.

“Nós queremos lembrar aqui e verificar o que Bolsonaro falou no Sete de Setembro, as lives em que ele buscou desacreditar as urnas eletrônicas, todo o trabalho que ele fez para desacreditar as eleições do ano passado, os tumultos, as tentativas infrutíferas de anular o processo eleitoral”, assegurou.

Autor