Congresso avalia reajuste de servidores, piso da enfermagem e CPMI do 8/1

No caso da CMPI do golpe, o presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fará a leitura do documento que vai permitir a instalação do colegiado

Presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (Foto: Roque Sá)

O Congresso Nacional reúne nesta quarta-feira (26) para decidir sobre uma extensa pauta. A expectativa é que seja feita a leitura do requerimento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai possibilitar a investigação dos responsáveis pelo ato golpista do 8/1 e a votação de projetos importantes como o piso salarial da enfermagem e reajuste dos servidores públicos, ambos propostos no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No caso da CMPI do golpe, o presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), fará a leitura do documento que vai permitir a instalação do colegiado. Partidos e blocos nas duas Casas já se articulam para garantir os cargos estratégicos.

“No dia 26 vai acontecer aquilo que deveria ter acontecido no dia 18, que é a leitura da CPMI. Eu nunca me furtei a isso em qualquer circunstância, seria esse mesmo o encaminhamento, da leitura da CPMI, considerando que ela preenche os requisitos”, afirmou Pacheco.

Leia mais: Orçamento para piso da enfermagem vai ao Congresso

Nessa primeira sessão conjunta da Câmara e Senado, serão apreciados ainda 26 vetos, dos quais sete são do presidente Lula.

Um dos vetos de Bolsonaro se refere ao que estabeleceu o piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira.

Na ocasião, o ex-presidente vetou a correção anual do piso pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Autor