Brasil queimou 21% do seu território entre 1985 e 2022

Estudo do Mapbiomas apontou para mais de 185 milhões de hectares devastados pelo fogo. Área corresponde aos territórios do Chile e da Colômbia. Amazônia e Cerrado são os mais castigados.

Foto: Povo Tapiraré

Em 38 anos, o Brasil queimou 21,8% do território nacional, área equivalente a soma dos territórios da Colômbia e do Chile. O levantamento é do Mapbiomas e foi divulgado nesta quarta (26).

O estudo faz o mapeamento da superfície do território brasileiro através do processamento de mais de 150 mil imagens geradas por três satélites Landsat, entre 1985 e 2022.

A taxa corresponde a 185,7 milhões de hectares. Segundo o levantamento, cerca de 63% da área afetada pelo fogo foi queimada mais de uma vez durante o período. É possível observar também que o fogo consumiu mais vegetação nativa (68,9%)  do que área antrópica (31,1%), ou seja, aquelas ocupadas pelo homem, já alteradas por nós.

Apesar de existir uma variação entre os biomas, a pastagem foi o tipo de uso do solo que mais queimou. Esta modalidade foi responsável por 54% dos incêndios observados nestas quatro décadas. Os dados revelam que foi na Amazônia e na Mata Atlântica onde mais se viu queimadas a serviço da pecuária.

O projeto é uma rede colaborativa formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia. “Os dados do MapBiomas Fogo dão importantes pistas para que os governos federal e locais possam combater queimadas e incêndios. Além dos biomas, estados e municípios de maior incidência, o mapeamento também mostra os períodos do ano de maior incidência”, conclui o relatório.

Confira os principais pontos do levantamento do Mapbiomas:

Queimada por bioma

Se compararmos a área total de queimadas por biomas é possível observar que a Amazônia teve a maior superfície modificada pelo fogo. Entre 1985 e 2022, foram 80,95 milhões de hectares.

O documento observa que por ser uma floresta quente e úmida a Amazônia não é um bioma adaptado ao uso do fogo. “Sua prática está diretamente ligada a atividades antrópicas, tais como: o manejo agropecuário, desmatamento e incêndios florestais.”, completa o Mapbiomas.

Logo em seguida está o Cerrado, com 79,2 milhões de hectares. “O fogo é uma parte natural do ecossistema do bioma, porém, a frequência e a intensidade dos incêndios têm aumentado devido à ação humana, relacionada ao desmatamento e ao uso inadequado do fogo”, diz o estudo.

Caatinga (10,5 mha), Pantanal (7,7 mha), Mata Atlântica (6,8 mha) e Pampa completam o ranking.

Mas se observamos a porcentagem do bioma devastado pelo fogo é possível perceber que o Pantanal foi o que proporcionalmente teve mais áreas ocupadas pelas chamas. Cerca de 51% do bioma foi consumido pelos incêndios. Logo após, o Cerrado (39,9%), a Amazônia (19,2%), a Caatinga (12,2%), a Mata Atlântica (6,2%) e o Pampa (2,4%).

Que período do ano

Segundo o Mapbiomas, é entre julho e outubro em que se concentra o maior foco de incêndios no Brasil. Cerca de 80% do fogo ocorre neste período do ano. O mês com mais queimadas é setembro, 34% das ocorrências.

Estados

Dentre os estados que mais queimaram, Mato Grosso é disparado o que mais apresentou ocorrência de queimadas durante o período. Cerca de 432 mil km2 já foram consumidos pelo fogo. Para se ter uma ideia o segundo colocado, o Pará, teve 275 mil km2, seguido por Maranhã e Tocantins, com 182 mil km2 e 181 mil km2, respectivamente.

Autor