Morre Oswaldo Augusto, presidente da Nova Central

Professor Oswaldo também era presidente da CNTEEC e da FEPAEE, bem como diretor-tesoureiro do FST e dirigente do diretor do Saaesp

O sindicalista Oswaldo Augusto de Barros, conhecido como professor Oswaldo, morreu na noite desta segunda-feira (25), aos 73 anos, em São Paulo. Além de professor, ele era biólogo e advogado.

Em novembro de 2021, no 5º Congresso Nacional da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), Oswaldo foi eleito presidente da entidade, substituindo José Reginaldo Inácio. Como estava de licença médica, já tratando de uma doença crônica, ele encaminhou por escrito seu discurso de posse.

“Somos idealistas, porque estamos sempre imbuídos de não temer o enfrentamento”, declarou, na ocasião. “Tenho certeza que encontraremos forças suficientes para doar o máximo de cada um, para o bem comum, porque saberemos dividir nossas conquistas”.

Oswaldo também era presidente da CNTEEC (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação) e da FEPAEE (Federação Paulista dos Auxiliares de Administração Escolar), bem como diretor-tesoureiro do FST (Fórum Sindical dos Trabalhadores) e dirigente do diretor do Saaesp (Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de São Paulo). Devido a problemas de saúde, ele teve de se licenciar dessas tarefas por diversas vezes.

As entidades lamentaram a perda. “Foram anos em defesa da classe trabalhadora; um idealista que nunca teve medo de se doar em prol da luta de cada sindicalista e da sociedade como um todo. Por onde passou deixou um legado de esperança, entusiasmo e de fé na força que move o mundo: o trabalho”, manifestou a Nova Central.

Com sua morte, Oswaldo deixa esposa, filhos e netos. O velório acontece à tarde, no Crematório da Vila Alpina, onde o corpo será velado.

Autor