STF torna réus 100 envolvidos em atos golpistas

Nesta terça-feira (25), a corte começa o julgamento, em plenário virtual, de mais 200 denúncias apresentadas pela PGR

Golpistas invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) conclui nesta segunda-feira (24) o julgamento virtual contra 100 envolvidos nos atos golpistas de 8/1 que resultou na invasão e depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes.

Além do relator Alexandre de Moraes, sete ministros votaram a favor do recebimento da denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Só faltam os votos de André Mendonça e Nunes Marques. Por causa da aposentadoria de Ricardo Lewandowski, somente dez ministros votam nesse julgamento.

Nesta terça-feira (25), a corte começa o julgamento, em plenário virtual, de mais 200 denúncias apresentadas pela PGR.

São dois inquéritos que apuram o envolvimento de 50 bolsonaristas que incitaram golpe e que estavam acampados em frente ao QG do Exército, em Brasília.

Leia mais: STF forma maioria e 100 golpistas viram réus

Outros 50 são os autores intelectuais e os executores da depredação dos prédios do STF, Palácio do Planalto, Câmara e Senado.

As acusações são de associação criminosa e incitação pública à animosidade das Forças Armadas contra os poderes constitucionais, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado pela violência e grave ameaça.

Repercussão

O vice-líder do governo no Congresso, Daniel Almeida (PCdoB-BA), considerou o julgamento no STF exemplar.

“DECISÃO DO STF! O STF formou maioria para tornar réus 100 denunciados pelos ataques criminosos de 8 de janeiro. Não há mais espaço em nossa democracia para tolerar terrorismo e tentativas de ruptura institucional. Vitória da democracia!”, comemorou.

De acordo com ele, o programa Fantástico, da TV Globo, revelou no domingo (23) imagens das câmeras do Planalto em que revelam militares do GSI (Gabinete de Segurança Instituciona), indicados por Bolsonaro sendo coniventes com a invasão no dia 8 de janeiro.

“Não adianta tentar criar uma farsa de que houve infiltrados nesses atos terroristas. As imagens são claras!”, considerou.

“O STF já formou maioria para tornar réus os primeiros 100 golpistas do 8/1. A conta vai chegar para centenas de outros. Não adianta espernear nem criar falsas narrativas. A democracia venceu e os fascistas têm encontro marcado com a cadeia!”, previu o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

A deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente nacional do PT, diz que a situação dos golpistas piora cada vez mais.

“Resumo da ópera, imagens divulgadas pelo Fantástico mostram que CPI vai ser bem ruim pros golpistas. Melhor coisa foi abrir o sigilo desse material. Semana passada foram 100 denunciados, agora STF julga mais 200. Com a CPI vamos pegar o restante. Nada vai ficar incólume depois”, afirmou a parlamentar.

Autor