Movimentos sociais criam Cursinho Popular Pré-Enem

O Cursinho vai homenagear a professora Clarice Pereira dos Santos, falecida em 2020, vítima da covid. Toda a coordenação, assim como professores e professoras, é formada por voluntários.

Coordenação do Cursinho com a vereadora de Lauro de Freitas, Luciana Tavares, também presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores e madrinha do projeto.

Em oposição à mercantilização da educação e com o intuito de contribuir para que cada vez mais jovens de baixa renda cheguem ao ensino superior, a UJS, União da Juventude Socialista, iniciou a edificação de uma rede nacional de cursinhos populares pré-Enem.

Na Bahia, esta iniciativa vai contar com a coparticipação das seguintes organizações do movimento social: APLB-Sindicato; Capoeira Movimento Bahia (CMB); Projeto Emancipar; Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA); União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro).

A unidade baiana da rede vai funcionar na Escola Municipal Solange Coelho, no bairro de Itinga, município de Lauro de Freitas, localizado na Região Metropolitana de Salvador.

Leia também: Mais de 70% das cidades não cumprem lei do ensino afro-brasileiro

“Quando soube do projeto o abracei sem hesitar. Itinga é um bairro que precisa muito de ações assim. E se posso contribuir ainda mais para que jovens de minha comunidade se tornem professores que nem eu, ou médicos, ou engenheiras, ou advogados e advogadas, ou tantos outros profissionais que elas e eles desejarem, ótimo. Nós, gestores e profissionais da educação, estamos aqui para gerir a escola de modo que ela sirva à sociedade da melhor forma possível”, declarou feliz e entusiasmado o professor Luciano dos Reis Silva, diretor da escola que sediará o cursinho.

As inscrições serão aberta nesta terça, 25 de abril, e irão até 20 de maio. As aulas começarão dia 29 de maio. Poderão se inscrever jovens estudantes de baixa renda que concluíram ou que estão matriculados no 3º ano do ensino médio.

A equipe que coordena o projeto nacionalmente e na Bahia é toda voluntária, bem como todos(as) os(as) professores(as) envolvidos(as) e outros(as) profissionais.

Leia também: Acordo com Portugal garante equivalência dos ensinos Fundamental e Médio

O cursinho foi batizado de “Professora Clarice”. Trata-se de uma homenagem à professora Clarice Pereira dos Santos, falecida em 2020, vítima da covid. Clarice lecionava nas redes públicas estadual e municipal de ensino, em escolas localizadas na região do Nordeste de Amaralina, em Salvador.

Mulher negra, Clarice além de educadora era uma militante que sempre lutou por melhorias no bairro onde não apenas ensinava, mas também residia. Além disto, ela também militava em defesa da educação, sendo diretora da APLB, e no combate ao racismo, na Unegro.

“Iniciativas como estas são fundamentais para que jovens muitas vezes sem nenhuma perspectiva, possam ter oportunidades de construir um futuro digno para ele e sua família. Meu mandato apoia e sempre fará o que for possível por ele”, declarou a vereadora de Lauro de Freitas, Luciana Tavares, também presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores do referido município.

A coordenação geral do cursinho é composta por Déborah Irineu, membra da APLB-Sindicato; Júlio Silva Santana, do CMB; e Natan Ferreira, da UJS.

Leia também: Governo quer retomar políticas públicas para leitura

Os demais membros são: coordenador pedagógico, Agnaldo Matos Batista, do SBBA; coordenador Jurídico, Davi Pires Costa, da Unegro; secretária geral, Gabriela Menezes, da UJ; coordenador executivo, Harlen O Cunha, da Unegro; diretor da Escola Solange Coelho, Luciano dos Reis Silva; coordenador de Cultura, Esporte e Lazer, Ronaldo Santos, do Projeto Emancipar. E se você gostou, valoriza a ideia e quer contribuir diretamente, pode se voluntariar na condição de professor(a), pedagogo(a), psicólogo(a), monitor(a) ou outros papéis.

Serviço:

Para fazer contato, basta enviar uma mensagem de WhatsApp para o número (71) 99379-1241 e conversar com Gabriela Menezes.

Autor