Brasil e Portugal assinam acordo de cooperação na área espacial

“A ciência voltou e está a serviço do povo brasileiro e da soberania do nosso país”, disse a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, após assinatura

Foto: Ricardo Stuckert / Cláudio Kbene

As ministras da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Elvira Fortunato, assinaram memorando de entendimento para cooperação de uso pacífico do espaço, ciências espaciais, tecnologias e aplicações. 

O documento, que prevê a cooperação entre o Centro de Lançamento de Alcântara e o Porto Espacial de Santa Maria, nos Açores, foi assinado no sábado (22), durante visita oficial do presidente Lula a Portugal. A ministra Luciana Santos integra a comitiva presidencial.

“Mais um instrumento importante que fortalece o trabalho conjunto e a inteligência nacional. A Ciência voltou e está novamente a serviço do povo brasileiro e da soberania do nosso país”, disse Luciana Santos, pelas redes sociais. 

Leia também: Em 100 dias, ciência se reestrutura no Brasil e valoriza a pesquisa

Na reunião bilateral, as ministras destacaram a sinergia entre os dois países na área de ciência e tecnologia e assumiram o compromisso de fortalecer a cooperação também na popularização da ciência através da implementação do memorando de entendimento que prevê o lançamento de uma Rede de Cooperação para a Promoção da Cultura Científica e Tecnológica.

Segundo a ministra Luciana Santos, a nova Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social terá papel fundamental para avançar a colaboração com museus e centros de ciência, escolas e instituições científicas. “A ciência precisa chegar à população. Por isso, precisamos reforçar nossas ações de popularização da ciência, para que as pessoas compreendam para que serve a ciência e para que não tenhamos mais negacionismo em nosso país”, explicou a ministra.

Com informações do MCTI

(PL)

Autor