1º de Maio terá presidente Lula, em SP

O 1º de Maio Unificado, de 2023, terá CUT, Força, CTB, UGT, Intersindical, CSB, NCST e Pública no Vale do Anhangabaú, São Paulo.

O 1º de Maio Unificado, de 2023, das centrais sindicais CUT, Força Sindical, CTB, UGT, Intersindical (Classe Trabalhadora), CSB, Nova Central e Pública será, a partir das 10 horas, no Vale do Anhangabaú, região central da cidade de São Paulo.

Na capital paulista, foi confirmada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além do ato nacional na cidade de São Paulo, várias manifestações unificadas estão previstas em todo país.

A presença de Lula neste 1º de Maio carrega o simbolismo para os trabalhadores do retorno da pauta trabalhista ao centro do governo. Depois de quatro anos sob o comando de Jair Bolsonaro, o movimentos sindical foi atacado, direitos trabalhistas retirados, houve desmonte de estatais e redução de investimentos públicos em áreas sociais, como a saúde, a educação e a moradia popular. Lula, por sua vez, começou seu mandato dialogando com o movimento sindical e revertendo o desmonte bolsonarista.

Leia também: 1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais

Em 2023, o lema será “Emprego, Renda, Direitos e Democracia”.  As centrais levam às ruas 15 reivindicações que tratam desde a política de valorização do salário mínimo até a regulamentação do trabalho por aplicativos e a defesa das empresas públicas.

Entre as atrações culturais no Vale do Anhangabaú, já estão confirmados os cantores Zé Geraldo, Leci Brandão, Toninho Geraes, Almirizinho, MC Sofia, Edi Rock e Dexter. Além de apresentação do bloco Ilú Obá de Min, a discotecagem será com a DJ Maria Teresa.

Repercussão

Adilson Araújo

O presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Adilson Araújo, destacou que as pautas principais são a geração de emprego e renda, ampliação dos direitos da classe trabalhadora, garantia da democracia e a universalização dos serviços públicos.

“O dia Primeiro de Maio vai reforçar as demandas que precisamos construir de mobilização para um novo projeto nacional de desenvolvimento, defesa das empresas púbicas e pela retomada da reindustrialização do país. Cumpre um importante papel a luta pelo fortalecimento dos sindicatos, a valorização da negociação coletiva e o combate à precarização por meio de temas como a regulamentação do trabalho por aplicativos”,salientou Araújo. 

Ronaldo Leite

O secretário-geral da CTB, Ronaldo Leite, destaca que a unidade do movimento sindical reforça as demandas que nós precisamos construir, de mobilização para os grandes embates que vamos ter ao longo de 2023. “Nossa ação unitária é fundamental na luta de pautas como o fortalecimento dos sindicatos, a valorização da negociação coletiva e o combate à precarização, por meio de temas como a regulamentação do trabalho por aplicativos”, salientou o secretário-geral da CTB.

Miguel Torres

O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, destaca que o 1º de Maio é uma data para homenagear os trabalhadores e trabalhadoras e mobilizar toda a sociedade para avançar na conquista de direitos trabalhistas e sociais. “Vamos juntos mobilizar a sociedade para garantir empregos de qualidade, direitos e renda para todos.”

Juruna

O secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves (Juruna), reforça que este será um dia de luta por empregos, direitos, renda. “Nossa unidade neste 1º de Maio tem um único objetivo, melhorar a vida dos trabalhadores e das trabalhadoras do nosso país com a conquista e manutenção dos direitos”.

Douglas Izzo

“Iniciamos um ano com esperança de dias melhores, de uma nova política econômica com a garantia de direitos sociais e trabalhistas e o fortalecimento da democracia. Sabemos que temos muitos desafios pela frente, principalmente depois de termos sofrido com um governo que ampliou a fome, a miséria e a desigualdade, mas a chegada de Lula renova as nossas perspectivas de um Brasil melhor. É nesse clima que realizamos o nosso 1º de maio em 2023”, afirma o presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo.

Nilza Pereira

Segundo Nilza Pereira, Secretária Geral da Intersindical, “a luta contra as abusivas e imorais taxas de juros, que endividam o povo e paralisam a economia, e a elevação real dos salários são as prioridades imediatas deste 1° de Maio. Os juros precisam cair e os salários precisam aumentar, só assim o Brasil poderá superar a crise social e econômica produzida pelo bolsonarismo e pelos banqueiros da Faria Lima.”

Outras localidades:

Em Salvador (BA), o espaço da manifestação será o ponto turístico Farol da Barra, em Salvador,  a partir das 14h e contará com apresentações artísticas e culturais, presença de lideranças de partidos, sindicatos, representações dos movimentos populares, entre outras. No ano anterior passou pelo palco a cantora e atual Ministra da Cultura, Margareth Menezes e o cantor Jau para alegria do público que lotou o largo da festa. A comissão de organização do ato reserva surpresas.

Em Fortaleza (CE), o ato será realizado pelo segundo ano consecutivo no bairro Pirambu. A concentração do ato será no cruzamento das avenidas Leste-Oeste e Dr. Theberge, a partir das 8h. A marcha dos trabalhadores percorrerá as principais ruas do bairro em direção à Areninha Pirambu, onde serão ofertados serviços do IDT/SINE.

Veja a seguir as 15 pautas do 1º de Maio Unificado de 2023:

– Fortalecimento das negociações coletivas

– Mais empregos e renda

– Fim dos juros extorsivos

– Política de valorização do salário mínimo

– Direitos para todos

– Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista

– Fortalecimento da democracia

– Aposentadoria digna

– Trabalho igual, salário igual – Convenção 156 (OIT)

– Valorização do servidor público – Convenção 151 (OIT)

– Contra o assédio moral, a violência e o racismo

– Revogação do “Novo” Ensino Médio

– Desenvolvimento econômico e social

– Regulamentação do trabalho por aplicativos

– Em defesa das empresas públicas

Autor