Operação contra violência nas escolas apreende 10 menores em 5 estados

Ações são realizadas pelas polícias civis de PE, SC, PR, RJ e SP, como parte da Operação Escola Segura, conduzida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Operação em Santa Catarina. Foto: divulgação/MPSC

Foi deflagrada em cinco estados, nesta quarta-feira (19), uma série de ações da Operação Escola Segura, comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para o combate à violência em instituições de ensino. Ao todo, são dez ordens para internações provisórias de adolescentes, 13 mandados de busca e apreensão e 11 afastamentos de sigilo de dados. 

As medidas estão sendo cumpridas pelas respectivas Polícias Civis nos seguintes estados e municípios: Pernambuco (Recife), Santa Catarina (Blumenau), Paraná (Curitiba e Guaíra), Rio de Janeiro (Barra Mansa, Duque de Caixas e Sã Gonçalo) e São Paulo (capital, Itapira, São José dos Campos e Salto). 

Conforme informado pelo MJSP, as ações resultam de investigações iniciadas logo após o ataque à creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau (SC), no dia 5 de abril, quando quatro crianças foram mortas e outras cinco feridas por golpes de machadinha após um homem invadir o local. A partir de então, foram localizados, pelas redes sociais, outros indivíduos que estariam fazendo ameaças de ataques similares.

Os adolescentes apontados são investigados pela suposta prática de atos infracionais equiparados aos delitos de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime ou criminoso, associação criminosa, além de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento.

O ministro Flávio Dino se pronunciou sobre as ações pelas redes sociais: “Operação Escola Segura cumprindo mandados hoje em cinco estados. Agradeço às polícias civis que estão atuando em rede com o Ministério da Justiça, para que tenhamos maior eficácia nas ações preventivas e repressivas”. 

Leia também: Não vamos transformar escolas em prisões de segurança máxima, diz Lula

De acordo com o MJSP, as investigações identificaram a ligação de grupos neonazistas com alvos da operação feita hoje. No dia seguinte ao ataque em Blumenau, o ministro Flávio Dino determinou a abertura de inquérito para investigar essas células.

Conforme o G1, os três adolescentes com mandado de apreensão na cidade do Rio de Janeiro já foram alvos da polícia fluminense neste ano. Em Duque de Caxias e São Gonçalo, os alvos são pessoas que trocavam mensagem por rede social com o homem que atacou a escola em Blumenau.

Balanço

A Operação Escola Segura é uma das respostas do governo federal para enfrentar o grave problema da violência nas escolas. Um grupo de trabalho interministerial foi formado para tratar do tema e medidas emergenciais e de médio e longo prazo estão sendo tomadas. 

Durante reunião nesta terça-feira (18), convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a presença de ministros, representantes do Judiciário, Legislativo, governadores e prefeitos sobre a violência nas escolas, o MJSP apresentou um balanço da operação. Novas medidas também foram anunciadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana. 

De acordo com o MJSP, até ontem, haviam sido presas ou apreendidas 225 pessoas, incluindo menores de idade. Houve, ainda, 694 intimações de adolescentes e suspeitos em geral para prestarem depoimentos em delegacias; 155 buscas e apreensões; 1.595 boletins de ocorrência e 1.224 casos em investigação em todos o território nacional. 

No que diz respeito às redes sociais e denúncias recebidas, foram 756 remoções ou suspensão de perfis; mais de 100 pedidos de preservação de conteúdo para investigações em curso; 377 solicitações de cadastros para investigações e o recebimento de 7.473 denúncias pelo site do MJSP. 

Leia também: O que é proibido na vida real não deve ser permitido nas redes, diz Moraes

Segundo relatório apresentado pela pasta, houve uma queda de denúncias nesta semana. Um dia depois do ataque de Blumenau (SC), tinha-se uma média de 400 denúncias por dia, chegando depois a uma média 1.700. Agora, nos últimos dias, houve uma queda para 170 denúncias diárias, envolvendo denúncias no site e identificação de perfis na internet.

Com informações do MJSP e G1