1º de Maio terá shows de Leci Brandão e Ludmila

Comemoração unificada do Dia do Trabalhador será no Vale do Anhangabaú, em SP

As cantoras Leci Brandão e Ludmila estão entre as atrações confirmadas do 1º de Maio Unificado das Centrais Sindicais, que será no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. A programação musical do Dia do Trabalhador também contará com Felipe Araújo, Zé Geraldo, Toninho Geraes, Almirizinho, MC Sofia, Edi Rock, Dexter, Ilú Obá de Min e DJ Maria Teresa.

A atividade em São Paulo representa a comemoração nacional. O ato será organizado por CUT, Força Sindical, CTB, UGT, Intersindical, CSB, Nova Central e Pública, que compõem o Fórum das Centrais. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado, mas ainda não confirmou presença.

Diversas reivindicações políticas, econômicas, trabalhistas e sociais estão no radar das centrais. “As pautas principais são a geração de emprego e renda, ampliação dos direitos da classe trabalhadora, garantia da nossa democracia e a universalização dos serviços públicos”, diz Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

Na primeira edição do Dia do Trabalhador sob o terceiro governo Lula, a expectativa é de anúncios de medidas que atendam às demandas das centrais, sobretudo a retomada da política de valorização do salário mínimo. “A proposta do movimento sindical com o Dieese consegue recuperar o poder de compra do salário mínimo, com maior rapidez que a proposta divulgada na imprensa e atribuída ao Ministério da Fazenda”, defende Miguel Torres, presidente da Força Sindical.

Para Douglas Izzo, presidente da CUT-SP, a “herança maldita” do governo Jair Bolsonaro (PL) torna mais urgente a pauta dos trabalhadores. “Temos muito que avançar em nosso país, principalmente em relação aos direitos sociais e trabalhistas que foram perversamente retirados da classe trabalhadora e de todo povo brasileiro”, afirma Izzo.

Autor