Mauro Vieira pede a Serguei Lavrov cessar-fogo e paz durável

O chanceler russo, que tem encontro nesta segunda-feira (17) com o presidente Lula, diz que entende a posição brasileira e agradeceu pelo país buscar uma solução para a paz

Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e da Rússia, Sergei Lavrov, durante coletiva (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reiterou o pedido de cessar-fogo e paz duradoura a Serguei Lavrov, o equivalente russo ao seu mesmo cargo, para o conflito daquele país com a Ucrânia.

“Reiterei nossa posição em favor de um cessar-fogo imediato, de respeito ao direito humanitário, de uma solução negociada para uma paz duradoura”, disse Vieira após encontro com o chanceler russo no Itamaraty.

“Também estamos atingindo uma ordem mundial mais justa, mais correta e baseando no direito. Nisso nós temos uma visão de mundo multipolar, onde estamos levando em consideração vários países, não só poucos”, afirmou o ministro.

Leia mais: Com guerra na Ucrânia em pauta, Putin convida Lula a visitar Rússia

O chanceler brasileiro ainda criticou as sanções aplicadas ao governo russo em razão do conflito.

“Reiterei a posição brasileira contra a aplicação de sanções unilaterais. Tais medidas, além de não contarem com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, tem impacto negativo sobre as economias de todo mundo, em especial, dos países em desenvolvimento”, explicou.

Lavrov, que tem encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chegou nesta segunda-feira (17) ao país e afirmou que entende a posição brasileira.

 “Nós estamos agradecidos à parte brasileira, entendendo a parte nessa situação, agradecendo a contribuição de solução desse conflito e problema, e estamos levando em consideração. Precisamos resolver de forma duradoura e não imediata”, considerou.

Autor