Lula assina acordos com Emirados Árabes Unidos

Entre os acordos assinados consta o investimento de R$ 12 bilhões na Bahia para a construção de fábrica de diesel verde e de querosene de aviação sustentável

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A viagem oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de membros do governo brasileiro que começou na China teve uma escala em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, no sábado (15). Na ocasião foram assinados acordos de cooperação com o xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan, que recepcionou Lula no palácio presidencial.

O embaixador André Corrêa do Lago assinou memorando de entendimento entre o governo dos Emirados Árabes e o governo brasileiro sobre ação climática. Em novembro, o país sediará a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 2023). O encontro será realizado em Dubai, emirado vizinho a Abu Dhabi.

Já o embaixador Carlos Sérgio Duarte, secretário do Ministério das Relações Exteriores para África e Oriente Médio, assinou um memorando para a cooperação entre o Instituto Rio Branco e a Academia Diplomática Dr. Anwar Gargash.

Bahia é o mundo

Durante o encontro, o governador da Bahia Jeronimo Rodrigues assinou um termo de compromisso para investimento na produção de diesel verde a partir da carnaúba e do dendê.

O acordo entre o estado e o fundo financeiro de Abu Dhabi Mubadala Capital, controlador da refinaria de Mataripe, prevê o investimento de R$ 12 bilhões, em 10 anos, na construção de uma fábrica de diesel verde e de querosene de aviação sustentável.

“A partir desse investimento, a Bahia tem a perspectiva de se tornar, nos próximos anos, o maior exportador mundial do chamado “diesel verde” ou HVO (Hydrotreated Vegetable Oil) […] O projeto envolve a agricultura familiar e a agricultura em larga escala. É um investimento muito significativo, com uma cadeia longa e que vai gerar cerca de 17 mil empregos, diretamente”, colocou Jerônimo em seu Twitter.

*Informações Agência Brasil

Autor