Linhas de trem privatizadas têm três vezes mais falhas

Privatização de linhas de trem faz disparar número de falhas em São Paulo em comparação com as linhas operadas pela empresa pública CPTM

Acidente na estação Júlio Prestes da linha 8-diamante, operada pela ViaMobilidade. Foto: São Paulo Sobre Trilhos/Redes Sociais

As falhas constantes nos trens de São Paulo que são administrados pela iniciativa privada têm chamado a atenção nos últimos meses e alarmado a população quanto à possibilidade de privatizações de novas linhas ou mesmo de outras companhias públicas.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, tem como umas de suas principais propostas de gestão a privatização da Sabesp e a possibilidade do caos que já chegou aos “trilhos” do estado se expanda para as linhas operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) – empresa pública controlada pelo governo paulista- , e outros serviços públicos, causa preocupação.

Levantamento feito pelo UOL indica que a Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda tiveram 16 falhas neste ano (até 11 de abril). Os ramais são operados pela empresa privada ViaMobilidade.

A ‘campeã’ de falhas é a Linha 9-Esmeralda da Via Mobilidade, com 12, seguida pela Linha 8-Diamante da Via Mobilidade, com 4 falhas.

É destacado que houve descarrilamentos, em 16 de janeiro e 30 de março, próximos às estações Júlio Prestes e Lapa (ambas da Linha 8), uma situação grave que coloca em risco passageiros e funcionários da empresa.

No mesmo período as linhas públicas da CPTM (7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade) tiveram apenas 5 registros.

Procurada pela reportagem, a Via Mobilidade informou que “vem investindo em melhorias nas linhas 8-Dimante e 9-Esmeralda desde o início da concessão em janeiro de 2022”. Já o Governo do Estado informou que “os contratos de concessão preveem diversas obrigações e deveres das cuidadoras para garantir o desempenho e a qualidade na prestação de serviço”. 

Com estes números, a justificativa de Tarcísio de melhoria dos serviços públicos por meio da privatização é falha, pois quem continua a prestar um serviço com mais segurança e baixo índice de falhas é o serviço público, ainda que se possa melhorar com mais investimentos – negados ao longo das últimas décadas.