Brasil é candidato a sede da Copa do Mundo de Futebol feminino 2027

Anúncio foi feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta sexta-feira (14); Iniciativa tem apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foto: Thais Magalhães/CBF

É oficial: o Brasil é candidato a país-sede da Copa do Mundo de futebol feminino de 2027. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14), após o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, enviar o documento assinado à Federação Internacional de Futebol (Fifa na sigla em inglês). O processo de apresentação de candidaturas para receberam o torneio foi iniciado em março.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF | Foto: Lesley Ribeiro/CB

Ednaldo Rodrigues expressou confiança no sucesso da candidatura. “Com todo o equipamento esportivo e de infraestrutura que dispomos, acreditamos que vamos fazer um belo Mundial”, afirmou. Ele acrescentou que receber a Copa do Mundo “faz parte do nosso projeto de crescer cada vez mais o futebol feminino pelo país, que é um dos pilares da minha gestão”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já havia declarado apoio do governo federal à candidatura brasileira durante um evento realizado em 30 de março, no Palácio da Alvorada, onde foi apresentada a taça da Copa do Mundo de 2023, que será realizada na Austrália e Nova Zelândia.

“O Governo, através da Presidência, do Ministério do Esporte, do Itamaraty, estará à disposição da CBF para fazer o que for necessário para que a gente consiga trazer, em 2027, a Copa do Mundo Feminina para o Brasil”, afirmou o Presidente Lula. “Será um evento extraordinário, motivador da construção de uma consciência política junto ao povo brasileiro para que entendam a participação da mulher efetivamente em todos os cantos em que puderem e quiserem participar, onde elas quiserem, do jeito que elas quiserem”, adicionou.

Leia também: Lula apoia Brasil sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino

A informação de que o Brasil apresentaria uma proposta para sediar a competição foi dada inicialmente pela ministra do Esporte, Ana Moser, em entrevista concedida ao programa Sem Censura, da TV Brasil, no dia 6 de março.

“Estamos conversando com os parceiros, com a CBF e desenhando uma possibilidade de o Brasil pleitear a sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027”, disse Moser na ocasião. “Vamos fazer esse movimento para tentar trazer a Copa do Mundo para o Brasil em 2027”, acrescentou.

Data limite

Os países interessados ​​em sediar a competição têm até 19 de maio deste ano para enviar seus projetos à Fifa. As candidaturas devem ser confirmadas até 8 de dezembro deste ano. A Fifa implementou algumas novidades no processo de escolha, incluindo uma auditoria independente para monitorar a lisura do processo, uma força-tarefa para avaliar as propostas projetadas e uma “final” entre as candidaturas mais bem avaliadas.

Em maio de 2024, o Conselho da Fifa irá selecionar até três candidaturas para participar da votação no Congresso da Fifa. A sede da Copa Feminina será anunciada no dia 17 de maio do mesmo ano, durante o Congresso da entidade. As inspeções da Fifa aos países candidatos começarão em fevereiro do ano que vem, três meses antes do anúncio final.

Mundial de 2023

A próxima edição da Copa do Mundo de futebol feminino será disputada entre 20 de julho e 20 agosto de 2023 na Austrália e na Nova Zelândia. A competição contará com 32 participantes, entre eles o Brasil, que buscará um título inédito. A equipe comandada pela técnica sueca Pia Sundhage está no Grupo F, ao lado de França, Jamaica e Panamá, equipe diante da qual a seleção canarinho estreia no torneio, no dia 24 de julho em Adelaide (Austrália).

__
com informações de agências

Autor