Crivella fica inelegível e perde mandato

Atual deputado federal, Marcelo Crivella foi condenado por divulgar fake news em ação movida por Eduardo Paes na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro; cabe recurso

Marcelo Crivella. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O ex-prefeito do Rio de Janeiro e atual deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos) foi condenado em primeira instância por abuso de poder econômico, na quinta-feira (13). Ele utilizou verbas de campanha para divulgar fake news na disputa pela qual tentou a reeleição à prefeitura em 2020, quando saiu derrotado por Eduardo Paes (PSD).

A justiça determinou que ele fique inelegível por oito anos e que perca o atual mandato. A sentença foi determinada pela juíza Márcia Santos Capanema de Souza, da 23ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, e cabe recurso.

Apesar do juízo pela cassação do mandato, a determinação não tem efeito imediato.

Entenda o caso

A chapa de Crivella nas eleições de 2020 utilizou o Fundo de Financiamento de Campanha para criar fake news contra a campanha de Paes, afirmando que ele seria defensor de “kit gay” para distribuir em escolas e de que tinha como propostas a legalização de aborto e drogas.

As mentiras fizeram Paes, que saiu vencedor na disputa, mover a ação contra Crivella. A condenação ainda atinge a vice na chapa, a tenente-coronel do Exército Andréa Firmo que terá que pagar R$ 42.499,50 para a Justiça Eleitoral pela impressão de panfletos que divulgavam as mentiras.

Eduardo Paes, atual prefeito do Rio, utilizou as redes sociais para celebrar a condenação: “Aqui se faz, aqui se paga! Mentir e espalhar fake news é crime! Demora, mas vem! Mentirosos, se preparem porque eu sou teimoso. Vou até o fim para a verdade ser restabelecida!”

Autor