Zambelli terá de indenizar Manuela por danos morais

Justiça do Rio Grande do Sul condena deputada bolsonarista a pagar R$ 20 mil a Manuela d’Ávila por montagem que a associa ao diabo e a classifica como “esquerda genocida”

Fotos: Agência Câmara/Luis Macedo e reprodução/redes sociais

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a pagar R$ 20 mil por danos morais à ex-deputada Manuela d’Ávila, vice-presidenta nacional do PCdoB, devido a uma publicação da bolsonarista feita em 2022. 

A montagem traz imagens de Manuela e das deputadas federais do PSol Sâmia Bomfim (SP) e Talíria Petrone (RJ) com feições demoníacas e as descreve como “esquerda genocida” após as parlamentares terem comemorado a descriminalização do aborto na Colômbia. 

Na decisão, tomada de maneira unânime, o desembargador Túlio de Oliveira Martins, relator do caso, destaca que “restou demonstrada a conduta ilícita da ré na medida em que ultrapassou do seu direito à expressão e à livre manifestação, configurando excesso e causando danos e prejuízos imateriais à autora”.

Leia também: Manuela D’Ávila: “Doeu demais viver os últimos anos”

Por meio de suas redes sociais, Manuela declarou que “ter a imagem associada ao diabo, ao mal maior, é algo frequente quando somos vítimas de campanhas permanentes por parte dos grupos de extrema direita”.

Ela completou dizendo que “a indenização não paga (nem apaga) o que eu e minha família vivemos juntos nos últimos anos. Não apaga a violência, as ameaças, as consequências reais na minha saúde física e mental por sofrer esses ataques misóginos virtuais. Mas, de algum modo, faz justiça”. 

Também pelas redes, Talíria Petrone comemorou a decisão: “Vitória! A justiça condenou a bolsonarista Carla Zambelli a indenizar nossa companheira Manuela d’Ávila por um vídeo totalmente ofensivo nas redes sociais! Calúnia, difamação e propagação de notícias falsas não são liberdade de expressão!”. 

Leia também: Manuela presidirá grupo de combate ao ódio na internet

(PL)

Autor