Maior bloco parlamentar da Câmara quer garantir a Lula governabilidade

A nova força reúne o União Brasil (59), PP (49), Federação PSDB-Cidadania (18), PDT (17), PSB (14), Avante (7), Solidariedade (5) e Patriota (4)

Lideranças dos partidos anunciam a criação do novo bloco (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Com objetivo de garantir a governabilidade na Câmara dos Deputados para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi criado na Casa o maior bloco parlamentar da atual legislatura com 173 deputados.

A nova força reúne o União Brasil (59), PP (49), Federação PSDB-Cidadania (18), PDT (17), PSB (14), Avante (7), Solidariedade (5) e Patriota (4).

A segunda maior força possui 142 deputados do bloco formado pelo MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC. Esses são os dois únicos blocos em funcionamento atualmente na Câmara.

“Nós do PSB, aliados de primeira hora do presidente [da Câmara] Arthur Lira (PP-AL), vamos iniciar a largada desse bloco simbolizando que é um bloco que vai procurar ajudar o presidente Lula a pavimentar a governabilidade e a ter uma base sólida aqui na Câmara”, disse o deputado Felipe Carreras (PE), que vai liderar a nova força.

Leia mais: Câmara pode votar novo arcabouço fiscal em 15 dias

O líder negou que o bloco seja uma articulação de Arthur Lira para medir força na Casa, uma vez que a criação de outro bloco reduziu o poder do presidente da Casa.

“Arthur não participou e em nenhum momento interferiu na formação deste bloco. Foi uma construção democrática dentro da Casa, olhando para os desafios que o Brasil tem, e enxergando as necessidades da formação de um bloco político”, disse.

Carreras diz que será um desafio ser o primeiro líder do maior bloco na Câmara. “O novo governo vem com a missão de resgatar o país no cenário internacional, no setor social e econômico. Meu objetivo é promover o diálogo e viabilizar a construção de um projeto de país onde o povo saia ganhando”, assegurou.

Para ele, um dos grandes desafios será a definição das novas regras fiscais para o país. “A matéria é importante porque vai permitir ao governo federal faça mais investimentos em programas sociais e de desenvolvimento”, disse.

Em entrevista à GloboNews, nesta quinta-feira (13), Arthur Lira confirmou que o objetivo do novo bloco é ajudar na governabilidade e aprovar projetos importantes como o arcabouço fiscal e as medidas provisórias (MPs) emergenciais do governo.

Autor