Brasil terá 25% das exportações mundiais de carne bovina

Exportações brasileiras em 2023 devem chegar a 3 milhões de toneladas de proteína animal com abertura do mercado chinês, aponta EUA

Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Departamento de Agricultura do governo dos Estados Unidos (USDA em inglês) divulgou na terça-feira (11) projeções que colocam que o Brasil exportará mais 3 milhões de toneladas de carne bovina em 2023, o que representa 25% das exportações mundiais que somam um total de 12,1 milhões de toneladas. Este impulso à economia brasileira acontece devido a abertura do mercado chinês para a carne nacional.

De acordo com órgão, se o número for efetivamente alcançado pelo Brasil significará um aumento de 4% em relação ao ano anterior.

Leia também: Viagem de Lula reafirmará a China como a principal parceira do Brasil

No total, o país de pode superar 10,5 milhões de toneladas de proteína comercializada, o que representa crescimento de 2,13%. Enquanto isso o total produzido em todo o mundo deve cair de 59,3 milhões para 59,1 milhões de toneladas em 2023.

China

Principal parceiro econômico brasileiro, os chineses compraram em 2022 mais da metade da carne exportada, um total de 53,3%, a um preço que chegou a ser de 60,9% do que foi comercializado.

Assim, o Brasil exportou US$ 8 bilhões em carne bovina para a China e também deve superar esse número este ano.

*Com informações de agências