100 dias de avanços na Atenção Primária à Saúde, por Augusto Viana

23,6 milhões de cidadãos passarão a contar com Agentes de Comunitários de Saúde

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que é médico, imuniza o presidente Lula durante o lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação [Foto: Ricardo Stuckert]

Sob o comando de Nesio Fernandes, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) se soma ao grande esforço de união e reconstrução do Brasil. Nestes 100 primeiros dias do governo Lula, completados nesta segunda-feira (10), o balanço é positivo.

Vinculada ao Ministério da Saúde, a SAPS está presente na força-tarefa que resgata o cuidado à saúde dos povos da Terra Indígena Yanomami. Enviamos 117 profissionais médicos do 26º ciclo do Mais Médicos para 29 Distritos Sanitários Especiais de Saúde Indígena (Dsei) do todo o País.

Em parceria com outras secretarias do Ministério da Saúde, a SAPS integra o Movimento Nacional pela Vacinação. O objetivo é mobilizar toda a população para que o Brasil volte a ser referência em altas coberturas vacinais, tendo em vista a redução nos índices registrada nos governos anteriores. Apenas nos últimos 40 dias, a Atenção Primária já aplicou mais de 7,8 milhões de doses da vacina bivalente contra a Covid-19.

A volta do Programa Mais Médicos é outro marco importante no fortalecimento da Atenção Primária. O novo edital – que deve ser publicado nesta semana – trará diversos benefícios, visando atrair e fixar o profissional no território.

Destaca-se, também, a volta do credenciamento de serviços e programas estratégicos na Atenção Primária. Ao todo, 3.873 municípios, de todos os estados, receberão 57.279 novas equipes e serviços de saúde. O repasse do governo federal para novos credenciamentos passará de R$ 1,430 bilhão em 2023 para R$ 2,5 bilhões em 2024.

O retorno do credenciamento em programas estratégicos busca a ampliação dos serviços, expandindo a cobertura das novas equipes da atenção primária para 11,5 milhões de brasileiros. Além disso, 23,6 milhões de cidadãos passarão a contar com Agentes de Comunitários de Saúde. São brasileiras e brasileiros da Amazônia Legal, do pantanal, do planalto, do serrado, da catinga, do sertão, do litoral e das montanhas.

Autor