Lula vai acompanhar posse de Dilma no banco dos Brics, na China

Cerimônia acontece durante visita de Lula ao país asiático, remarcada para 11 de abril; Presidente irá a Xangai para evento

Lula e Dilma | Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula (PT) participará da cerimônia de posse de Dilma Rousseff, prevista para o dia 13 de abril, como presidente do New Development Bank (NDB), também conhecido como banco dos Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Dilma já assumiu o comando do cargo, porém a solenidade em Xangai, na China, foi adiada devido a problemas de saúde do presidente. A ida do chefe do Executivo ao país asiático está prevista para 11 de abril.

Dilma terminará o mandato de 5 anos de seu antecessor, Marcos Troyjo, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2020, e ficará no comando até 6 de julho de 2025.

Os detalhes da visita de Lula ao país asiático ainda serão informados pelo governo, mas o presidente deve seguir um roteiro similar ao que já estava previsto, tendo como principais eventos diplomáticos reuniões com o presidente chinês, Xi Jinping, previsto para o dia 14 de abril, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. Todos encontros acontecerão em Pequim.

Ele também deve cumprir agendas em Xangai, um dos principais centros econômicos do país. 

__
com informações de agências

Autor