Com guerra na Ucrânia em pauta, Putin convida Lula a visitar Russia

Brasil emerge como possível mediador de um acordo de paz. O convite para o encontro com presidente brasileiro foi feito em reunião com Celso Amorim

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, aproveitou a reunião que teve na semana passada com Celso Amorim, secretário especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, para formalizar um convite ao governo brasileiro. Às voltas com a guerra na Ucrânia, Putin propôs uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Moscou.  Ainda não há previsão de data para a viagem.

Inicialmente, o encontro entre o líder russo e o ex-chanceler brasileiro foi mantido sob sigilo. Nesta terça-feira (4), porém, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou à imprensa que “a reunião, de fato, aconteceu”. Ainda segundo Peskov, “a reunião reafirmou o convite já estendido para Luiz Inácio Lula da Silva fazer uma visita oficial à Rússia”.

Com as negociações sobre a guerra na Ucrânia travadas diante da ingerência da Otan e dos Estados Unidos na região, o Brasil emerge como possível mediador de um acordo de paz. “Não há uma solução mágica”, declarou Amorim ao jornal O Globo. De acordo com o assessor de Lula, os russos “estão convencidos de que é difícil chegar a uma situação de negociação. Mas disseram apreciar as ações do Brasil”.

Putin disse nesta quarta-feira (5) que a Rússia não pretende se isolar. Em evento de recebimento das credenciais de novos embaixadores estrangeiros em Moscou, o presidente frisou o que chama de “novo conceito de política externa” do país. “A Rússia está aberta para parceria construtiva com todos os países sem exceção – e não vamos nos isolar de ninguém, não temos intenções tendenciosas ou hostis”, afirmou Putin.

Autor