Censo registra 1.652.876 pessoas indígenas em todo o país

Segundo o IBGE, esse número é preliminar e pode aumentar

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (3), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Censo Demográfico já contabiliza 1.652.876 indivíduos pertencentes a comunidades indígenas em todo o território nacional, incluindo a Terra Indígena Yanomami, que se estende por Roraima e Amazonas.

Na TI Yanomami, foram recenseados 27.144 indivíduos indígenas, sendo 16.864 em Roraima e 10.280 no Amazonas, com 5.600 desses residentes em áreas remotas sendo contabilizados com o auxílio de agentes e helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O IBGE salientou que o número preliminar de 1.652.876 pessoas indígenas ainda deve passar por tratamento estatístico posterior à coleta de dados, o que pode levar a um aumento até a publicação dos primeiros resultados definitivos, previstos para a primeira semana de maio.

A operação envolveu instituições dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, dos Povos Indígenas e da Saúde, além do Ministério do Planejamento e Orçamento, responsável pela coordenação dos trabalhos, e contou, ainda, com o apoio do governo de Roraima.

__

Fonte: IBGE

Autor