Pela primeira vez, missão da Nasa terá uma mulher e um homem negro

Artemis II passará pela Lua em 2024 e terá 4 astronautas, entre os quais a primeira mulher, Christina Koch, e o primeiro homem negro, Victor Glover numa missão espacial

Foto: Nasa/Divulgação

Um fato histórico foi anunciado pela Nasa, a agência espacial norte-americana, nesta segunda-feira (3): pela primeira vez, uma mulher e um negro farão parte do grupo de quatro astronautas que voarão ao redor da Lula em 2024 na missão Artemis II. 

Christina Hammock Koch, 44 anos, será especialista de missão e Victor Glover, 46 anos, será o piloto. Ambos foram escolhidos entre 50 candidatos e foi levada em conta uma iniciativa da Nasa de garantir maior diversidade nas explorações espaciais. Além deles, compõem a equipe Jeremy R. Hansen, 47 anos, especialista de missão, e  Gregory Reid Wiseman, 47 anos, comandante.

“Pela primeira vez em mais de 50 anos, esses indivíduos – a tripulação da Artemis II – serão os primeiros seres humanos a voar para as proximidades da Lua. Na tripulação estão a primeira mulher, a primeira pessoa negra e o primeiro canadense em uma missão lunar, e todos os quatro astronautas representarão o melhor da humanidade enquanto exploram para o benefício de todos”, disse a diretora Vanessa Wyche, do Nasa Johnson Space Center.

A viagem, prevista para acontecer em novembro de 2024, será a primeira à Lua desde a Apollo, em 1972. Segundo informou o G1, “os quatro astronautas decolarão no foguete SLS da Nasa — o mais poderoso do mundo — e viajarão a bordo da cápsula Orion, acoplada no topo do foguete. A cápsula se desprenderá uma vez no espaço e os levará para a Lua, mas sem pousar”. 

O objetivo é que uma nova missão, em 2025, tenha aterrisagem na lua, com o desembarque da tripulação no seu polo Sul, local onde nenhuma pessoa, nem robô jamais pousou. 

Com agências 

(PL)

Autor