Trump chega a Nova York para se apresentar à Justiça nesta terça, 4

Ex-presidente, primeiro a ocupar o cargo e se tornar réu, é investigado no caso que envolve pagamento irregular à ex-atriz pornô Stormy Daniels

Foto: Official White House Photo by Tia Dufour

O ex-presidente dos Estados Unidos, o magnata Donald Trump, chegou a Nova York nesta segunda-feira (3) e desse se apresentar na terça-feira (4) à Justiça. Ele é réu no caso de pagamentos que são investigados como irregulares no caso com a ex-atriz pornô Stormy Daniels.

Por meio de seu advogado, Trump teria comprado o silêncio de Daniels pelo seu envolvimento extraconjugal ocorrido em 2006.  O pagamento foi feito para que um escândalo não o prejudicasse na eleição presidencial da qual saiu vencedor em 2016.

Com o indiciamento, Trump é o primeiro a ocupar o cargo máximo nos EUA a se tornar réu.

Ele embarcou em West Palm Beach em seu jato particular escrito Trump e desembarcou no aeroporto LaGuardia, em Nova York, pouco mais de 15 horas desta segunda.  Deve ficar na Trump Tower, localizada na 5ª Avenida.

Apesar de todo o dinheiro que tem o ex-presidente tem se aproveitado da visibilidade do momento para promover uma campanha para arrecadar fundos para a sua campanha como pré-candidato Republicano à presidência nas eleições de 2024. Foi informado pelos organizadores de sua pré-campanha que US$ 7 milhões foram arrecadados desde o indiciamento.

A apresentação no tribunal não significa que Trump ficará preso. Tudo indica que ele será fichado, com foto e impressões digitais colhidas. Os advogados e a promotoria discutirão os próximos passos da investigação. Somente após a apresentação e liberação formal é que ele poderá voltar para a Flórida, o que deve acontecer ainda na terça.

Apesar de Trump estar usando a situação para se vitimizar como alvo de perseguição judicial promovida pelos Democratas, outros pré-candidatos à presidência pelo Republicanos acompanham com atenção os próximos acontecimentos, especialmente o governador da Flórida, Ron DeSantis, apontado como o principal rival de Trump dentro do partido e que pode se beneficiar do desgaste midiático de seu oponente.

Autor