Papa Francisco faz defesa do comunismo e elogia Lula e Dilma

Ao comentar avanço da extrema direita, pontífice fala em justiça social e diz: “Leia Mateus 25 e veja se quem escreveu você diz ser comunista.”

Foto: Ricardo Stuckert

Ao canal de TV C5N, da Argentina, o papa Francisco falou sobre comunismo e defendeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidenta Dilma Rousseff. A entrevista foi veiculada na sexta-feira (31) e ocorreu antes da internação do pontífice por conta de uma bronquiolite viral, pela qual já recebeu alta.

Na entrevista, ao ser questionado sobre o avanço da extrema direita no mundo, Francisco demonstrou estar preocupado e indicou como antídoto a promoção da justiça social. Como defesa do seu ponto de vista, Francisco se antecipou às acusações de comunismo e falou:

“Padre, você é comunista? Minha carta de identidade é Mateus 25. Leia Mateus 25 e veja se quem escreveu você diz ser comunista. Quem vai entrar no céu? Tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber, estive nu e me vestisse, estive preso e me foste visitar. Essa é a regra de conduta. Comunista? Comunista!”, pontuou o Papa Francisco ao citar o evangelho segundo Mateus que trata sobre caridade e os que terão entrada no Reino dos Céus ao auxiliarem os mais humildes, pois ao fazerem isto estão auxiliando diretamente o próprio Jesus.

Durante a entrevista o papa ainda falou que Lula foi vítima da utilização indevida do sistema legal para se perseguido – termo conhecido no meio jurídico como lawfare.

Segundo o Papa: “O lawfare começa … quem abre o caminho são os meios de comunicação: tem que impedir que este chegue a tal posição. O desqualificam e colocam a suspeita de um delito. Então se fazem todo uma denúncia criminal, uma denúncia enorme, onde não se encontram [provas]. Mas para condená-lo basta mostrar o tamanho da denúncia. Onde está o delito? Aqui? Sim, parece que sim. Assim foi condenado Lula”, disse.

Na sequência apontou as injustiças também contra Dilma: “Falando ainda do Brasil. O que aconteceu com Dilma? Uma mulher de mãos limpas, mulher excelente”, disse o pontífice.

Ao ser questionado como combater estas situações, Francisco disse que é necessário mostrar as irregularidades quantas vezes surgirem e que os políticos tem a missão de desmascarar a justiça que não é justa.

Confira trecho da entrevista de Francisco:

Autor