China concorda com viagem de Lula entre 11 e 14 de abril

A nova data proposta pelo governo brasileiro teve sinalização positiva dos chineses, mas ainda aguarda confirmação; rápida remarcação demonstra compromisso e prestígio

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, apresentação de cartas credenciais do Embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao. Sala de Audiências, Palácio do Planalto, Brasília - DF. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo brasileiro já organiza os preparativos da viagem do presidente Lula à China para acontecer entre os dias 11 e 14 de abril. Embora seja necessário aguardar um comunicado oficial confirmando as datas, houve uma sinalização positiva dos chineses quanto à proposta feita após o cancelamento da viagem em março devido a uma pneumonia de Lula.

A rápida remarcação com a sinalização de aceite do presidente Xi Jinping demonstra não só o compromisso mútuo para que o encontro ocorra como também o retorno do respeito ao Brasil nas relações internacionais, que foi destruído durante o governo de Bolsonaro.

Leia também: Brasil e China formulam acordo para exportações sem dólar

Com a viagem, Lula terá se encontrado com a tríade dos principais parceiros comerciais do Brasil, pois já visitou a Argentina e os Estados Unidos.

O encontro com o presidente chinês deve ocorrer em Pequim entre os dias 13 e 14. A depender do dia, a comitiva brasileira deve acertar a ida de Lula a Xangai onde fica a sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o chamado Banco do BRICS, no qual Dilma Rousseff é a presidenta.

A viagem de Lula será marcada pela assinatura de pelo menos 20 acordos entre os países em diversas áreas e do convênio para o desenvolvimento de um satélite para monitorar as florestas, o Cbers-6.

*Com informações Uol e g1