Catálogo GOLPEFLIX reúne mentiras que levaram ao 8 de Janeiro

Lançado pelo Aos Fatos, material traça uma linha do tempo entre as eleições de 2022 e os ataques às sedes dos Três Poderes com 687 mídias disponíveis a todos

Imagem: GOLPEFLIX/Divulgação

A plataforma jornalística de investigação de campanhas de desinformação e de checagem de fatos Aos Fatos abriu ao público, na última quarta-feira (29), o GOLPEFLIX – catálogo digital sobre as mentiras que levaram aos atentados de 8 de Janeiro, em Brasília.

Com a funcionalidade similar a um aplicativo, o projeto traça uma linha do tempo entre as eleições de 2022 e os ataques às sedes dos Três Poderes. São 687 mídias que mostram como o golpismo saiu das redes e foi para as ruas. O material foi selecionado de um arquivo de 321 vídeos, 25 mil áudios e 119 mil imagens. Os documentos, além de subsidiarem reportagens do Aos Fatos, foram encaminhados ao Executivo e Judiciário para auxiliar nas investigações.

Os idealizadores do GOLPEFLIX apontam o catálogo como um memorial contra a desinformação e o autoritarismo. Nesse sentido a funcionalidade foi aberta ao público às vésperas do aniversário do golpe militar de 1964.

“Aos Fatos mostra há anos como grandes conglomerados de tecnologia são usados para impulsionar desinformação e paranoia. Essas mentiras só tomaram a proporção que vimos porque várias dessas empresas são permissivas com a monetização de conteúdo antidemocrático. É necessário desmontar o sistema que recompensa esse tipo de discurso”, diz Tai Nalon, diretora executiva do Aos Fatos.

Acesse o GOLPEFLIX e navegue por sua biblioteca tocando ou clicando nas laterais da tela.

*Informações Aos Fatos

Autor