Dandara Ferreira vai rodar filme sobre gestão Bolsonaro na pandemia

Diretora de ‘Meu Nome É Gal’ acompanhou a CPI da Covid por seis meses para filmar o documentário ‘De Quem É a Culpa’

Dandara Fereira em seu apartamento, na zona oeste de São Paulo | Foto: Marcus Steinmeyer

Perto de lançar “Meu Nome É Gal”, cinebiografia de Gal Costa, uma das maiores artistas brasileiras, a diretora e cineasta Dandara Ferreira agora se debruça na montagem do filme “De Quem é a Culpa”, documentário sobre a gestão de Jair Bolsonaro (PL) durante a pandemia de Covid-19. A informação é da colunista Monica Bergamo, da Folha.

“Passei seis meses dentro do Senado filmando todo o bastidor da CPI da Covid”, disse a diretora. Segundo a colunista, mesmo antes de terminar a montagem, Dandara conta que a cena mais emocionante foi o dia em que os parentes e familiares das vítimas estiveram na Casa e relataram suas perdas e experiências durante a crise sanitária. “Foi forte demais”.

Dandara é filha de Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura no segundo mandato de Lula e no governo de Dilma Rousseff. Ela planeja estrear o documentário no início de 2024 e na sequência percorrer o circuito de festivais nacionais e internacionais.

“De Quem é a Culpa” vem na esteira de “Quando Falta o Ar”, documentário produzido pelas irmãs Ana e Helena Petta que retrata a luta diária dos profissionais do SUS (Sistema Único de Saúde) em defesa da vida, em um país abandonado pelo seu presidente. “Quando Falta o Ar” mostra a intersecção entre saúde, religiosidade, desigualdade e racismo estrutural em várias regiões do país e aborda a pandemia com foco no cuidado, revelando a face humana da luta coletiva contra o coronavírus em entrevistas com médicos, enfermeiros e agentes comunitários.

__
com informações de agências

Autor