Governo quer Casa da Mulher Brasileira em todas as capitais

Serão 40 novas casas da Mulher Brasileira que vão se somar às sete já existentes. Desde que foram inauguradas, as casas já atenderam cerca de 437 mil mulheres.

Foto: Marcelo Pereira/Secom

A Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, disse em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da TV Brasil, que até o fim de 2026 cada capital do país contará com uma unidade Casa da Mulher Brasileira. Cidades do interior também vão receber a instituição.  

A Casa da Mulher Brasileira é um espaço com serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres. Entre os atendimentos estão acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, alojamento de passagem, entre outros.

“A instituição é uma marca que veio e traz segurança para a mulher em situação de violência. Ela virou uma marca real de enfrentamento à violência contra as mulheres no país, então todos os municípios, todas as mulheres a tem como referência”, destacou a ministra.

Serão 40 novas casas da Mulher Brasileira que vão se somar às sete já existentes – a primeira foi inaugurada em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em fevereiro de 2015. Desde que foram inauguradas, as sete casas, juntas, já atenderam cerca de 437 mil mulheres.  

A iniciativa faz parte do relançamento do programa Mulher Viver sem Violência, que vai também disponibilizar 270 viaturas para a Patrulha Maria da Penha e para delegacias da Mulher, além de fazer a reestruturação da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, serviço que registra e encaminha denúncias de violência aos órgãos competentes.

Durante a entrevista, Cida Gonçalves fala das ações do governo federal apresentadas no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Entre as 25 medidas estão o envio de um projeto de lei ao Congresso Nacional que determina a igualdade salarial, entre homens e mulheres. O projeto prevê fiscalização e multa para quem paga salário menor para mulheres.

“Nós também vamos ter, na área de educação, o relançamento do programa Mulheres Mil. Vamos, este ano ainda, [ter] 20 mil mulheres sendo qualificadas para o mercado de trabalho, prioritariamente na área de inclusão digital”, ressaltou.

__
Fonte: Agência Brasil
Edição: Bárbara Luz

Autor