52% dos abortos são feitos por jovens com menos de 19 anos

Dado inédito será publicado na Pesquisa Nacional do Aborto 2021 e foi revelado pela antropóloga Debora Diniz durante entrevista à Netuza Nery, no podcast ‘O Assunto’.

Mulheres fazem marcha pela legalização do aborto, com lenços verdes em referência à campanha que derrubou a criminalização na Argentina (2016, RJ) | Foto: Fernando Frazão/Agencia Brasil

Dados inéditos a serem publicados na Pesquisa Nacional de Aborto de 2021 revelam que 52% das mulheres que disseram ter feito um aborto, fizeram o procedimento com menos de 19 anos. Dentre essas, 1/5 teve dois ou mais abortos e 74% eram mulheres negra. Os dados foram divulgados em primeira mão pela antropóloga Débora Diniz, coordenadora do estudo, à jornalista, Netuza Nery, no podcast “O Assunto”, da Globo.

Ao falar sobre o perfil das mulheres que abortam no país, Débora diz que “é o perfil da mulher comum.” E complementa: “ela faz aborto muito jovem, tem filhos, professa alguma religião e está em todas as classes sociais.” Além disso, há concentração em negras e indígenas, de baixa escolaridade e que vivem no Nordeste. “Estamos falando de meio milhão de mulheres por ano”, afirma.

Na entrevisra, Débora informa também que uma a cada duas mulheres finaliza o aborto no hospital, resultado da “insegurança e clandestinidade” do procedimento: “Com a criminalização, não conseguimos cuidar das mulheres”. E alerta para o “aumento nas barreiras para a mulher no sistema de saúde” dos últimos 4 anos. E fala sobre a expectativa para que o atual governo enfrente a questão de direitos reprodutivos como “política de saúde pública”;

E destaca a “maré verde” que tomou a América Latina nos últimos anos, em contraste ao que aconteceu nos Estados Unidos. “Agora é a região do mundo de mais avanço na legislação do aborto”.

Para ouvir a íntegra da entrevista, acesse: https://open.spotify.com/episode/4e9z0yprF4VVj9HVDmj8Bw

__
com informações do G1

Autor