Parlamentares lançam frente para reestatização da Eletrobras

Iniciativa visa discutir controle acionário da empresa de energia pelo governo federal, revertendo processo de capitalização

Lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Reestatização da Eletrobras | Foto: Gabrielle Sodré/Twitter

Deputados de partidos de esquerda lançaram nesta quarta-feira (22), no Auditório Freitas Nobre na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista Pela Reestatização da Eletrobras.  Sob iniciativa dos deputados federais Alencar Santana (PT-SP), um dos vice-líderes do governo Lula na Câmara, e Erika Kokay (PT-DF), o objetivo é ampliar a discussão sobre a retomada do controle acionário da empresa pelo governo federal e garantir ao povo brasileiro segurança energética.

Para isso, a Frente Parlamentar já coletou mais de 200 assinaturas de apoiamento de deputados e senadores e a inciativa ganha força com as recentes declarações do presidente Lula considerando a privatização da Eletrobras um “crime de lesa pátria”, “quase uma bandidagem”. Movimentos populares, entidades sindicais e trabalhadores da Eletrobras também apoiam a decisão.

Lula reforçou nesta semana que vai lutar na justiça para que o governo volte a ter poder na Eletrobras e para que a maior empresa de energia elétrica da América Latina volte para o povo brasileiro.

Em linha com o quórum de presentes, pelo menos 20 parlamentares ou seus representantes passaram pelo local registrando presença, discursando e apoiando a Frente. Além de Alencar Santana e Erika Kokay, participaram os deputados João Daniel (PT/SE), Glauber Braga (PSOL/RJ), Lindbergh Farias (PT/RJ), Odair Cunha (PT/MG), Patrus Ananias (PT/MG) e Pedro Uczai (PT/SC), que formam o grupo de subcoordenadores.

Também estiveram presentes no lançamento da Frente os deputados Marcio Jerry (PCdoB/MA), Samia Bonfim, Ivan Valente e Chico Alencar (PSOL), Leônidas Cristino (PDT), Antônia Lúcia (Republicanos) e Elton Welter, Elvino Bohn Gass, Fernando Mineiro, Reimont e Rogério Correia (PT). O Senador Rogério Carvalho (PT/SE) mandou representantes.

Entre falas fortes, palavras de ordem e encaminhamentos, os parlamentares reforçaram a importância da organização do Congresso Nacional sincronizada com as ações do governo pela retomada da Eletrobras. Também foram feitas severas críticas à direção da empresa que comanda um processo desenfreado de demissões ao mesmo tempo que concede aos diretores e conselheiros da Eletrobras, reajustes de salários de até 3750%.

Antes dos encaminhamentos, fizeram falas os representantes dos eletricitários, dos petroleiros, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e das centrais Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Na próxima semana os coordenadores da Frente assumirão o compromisso de lançar a estrutura previamente definida, um plano de trabalho e um calendário de agendas que objetivam catalisar o processo de retomada da empresa.

O ato forte desta quarta mantém a pauta da reestatização da Eletrobras aquecida, no mesmo sentido das declarações recentes de Lula, Dilma, Gleisi e da Advocacia Geral da União (AGU). As próximas semanas serão decisivas pela discussão da Eletrobras e todos que estiveram no Auditório Freitas Nobre, certamente saíram com disposição e ânimos renovados para encarar muito trabalho pela frente.

__
com informações de agências

Autor