Museu de Arte do Rio abre exposição “O Retrato do Brasil é Preto”

Exposição reúne 50 obras de O Bastardo, artista de 25 anos conhecido pelos retratos feitos em grafite e inspirados em desenhos de rua.

Os Contemporâneos - Brasilfuturismo (2022), d’O Bastardo | Foto: Divulgação

Comemorando dez anos, o Museu de Arte do Rio (MAR), localizado na zona portuária da capital, abre, neste sábado (18), a mostra “O retrato do Brasil é preto” que reúne mais de 50 obras do artista O Bastardo. Em suas telas, personagens negras, célebres ou anônimas são protagonistas no repertório visual.

A mostra traz uma série de pinturas que se apresentam a partir das experiências do artista. Os desenhos, realizados com a técnica do grafite, retratam tanto figuras de sua infância em Mesquita, no município da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, quanto personagens da cultura e história afro-brasileira. A curadoria é de Marcelo Campos e Lilia Schwarcz

A entrada é gratuita e haverá visita mediada com fala do artista às 11 horas.

“O príncipe de Oxalufã” está entre as obras expostas no MAR | Foto: Divulgação

A exposição se divide nos núcleos “Pretos de Grife”, “Assinaturas Pretas”, “Narrativas Pretas” e “Sobre os começos”, onde o artista traz trabalhos de seus primeiros momentos de criação. Para a curadoria do MAR, promover a primeira mostra individual institucional de O Bastardo é afirmar que o Museu cumpre a sua vocação de identificar o potencial de novos artistas e de suas trajetórias.

Ao Brasil de Fato (BdF), O Bastardo revela que as obras expostas em “O Retrato do Brasil é Preto” apresentam e festejam novos heróis, protagonistas e formas de representação. “Todo retrato é um autorretrato, mas é igualmente uma somatória da comunidade, mostrando como essas são obras, ao mesmo tempo individuais e coletivas”.

Pintura “Salão da Tia Nenê”, de O Bastardo | Foto: divulgação

No mesmo dia, a partir das 14h, acontece “O Sarau do Azevedo”, projeto sociocultural que conecta a nova geração a figuras de destaque no mercado musical com o objetivo de desenvolver a cena da música preta contemporânea em terras cariocas. A edição aberta ao público acontecerá no térreo do Museu de Arte do Rio até as 18 horas.

Serviço
Exposição “O retrato do Brasil é preto”
Quando: 18/03 a 28/5
Que horas: Abertura às 11 horas neste sábado (18)
Onde: Museu de Arte do Rio – Praça Mauá, 5 – Centro, RJ
A entrada para a estreia da exposição é gratuita.       
Funcionamento do MAR: de quinta-feira a domingo, das 11 às 18 horas (última entrada às 17 horas)

Autor