RN instala gabinete de crise para conter onda de violência 

Enfrentamento aos ataques promovidos por organização criminosa terá ainda núcleo técnico operacional, Força Nacional e reforço de policiais do Ceará e da Paraíba

Governadora Fátima Bezerra em reunião que criou o gabinete de crise. Foto: Elisa Elsie/Governo do RN

Para conter a série de ataques criminosos ocorridos nesta semana em diversas cidades do Rio Grande do Norte, o governo do estado decidiu instalar um gabinete de crise e um núcleo técnico operacional para conter o avanço da violência. Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou o envio de mais agentes para ampliar o efetivo da Força Nacional e estabeleceu intervenção nos presídios. 

A decisão da montagem do gabinete foi tomada em reunião realizada nesta quinta-feira (16), com a presença da governadora Fátima Bezerra e de representantes dos poderes Legislativo, Judiciário, Ministério Público estadual e federal e entidades da sociedade civil. 

“Estamos diante de atos criminosos. O momento é delicado e estamos alinhando com os poderes públicos e instituições as medidas para proteger a população. Não vamos recuar no combate ao crime e no dever de proteger a população”, disse a governadora. 

Fátima Bezerra explicou, ainda, que “adicionado a esse gabinete, também está instituído um núcleo técnico operacional com a presença de representantes dessas demais instituições para, sob o comando do governo do estado, intensificar – porque é isso o que nós vamos fazer mais ainda – as ações no combate, com todo vigor, à violência que infelizmente ainda se encontra instalada no Rio Grande do Norte”.

Leia também: RN terá reforço no efetivo da Força Nacional e intervenção nos presídios 

Já são três dias de ataques em ao menos menos 38 cidades do estado, incluindo a capital, Natal. As ações criminosas são organizadas por uma facção, que estaria agindo em reação às condições nos presídios.  Prédios públicos, comércios e veículos têm sido queimados nos últimos dias, levando medo aos moradores. Serviços públicos e de transporte têm sido suspensos, prejudicando a população. 

Até o momento, 59 suspeitos foram presos. Também foram apreendidas 15 armas de fogo, quatro simulacros de armas, 46 artefatos explosivos, dez galões de gasolina, cinco motos, dois carros, além de dinheiro, drogas e munições. Na quarta-feira (15), José Wilson da Silva Filho, apontado como financiador e um dos líderes dos ataques, foi morto em João Pessoa (PB), em confronto com policiais, segundo a Polícia Civil do estado. 

Leia também: Direita aproveita terrorismo no RN para atacar democracia e Fátima Bezerra

Também na quarta, 100 homens na Força Nacional chegaram ao estado e outros 90 devem desembarcar nesta sexta-feira. A governadora informou ainda que haverá o reforço de 30 policiais militares do Ceará para atuação em Mossoró e também da Paraíba. 

Além do uso da Força Nacional, o Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), que “tem caráter episódico e planejado, pelo período de 30 dias, a contar de 15 de março de 2023, para exercer a coordenação das ações das atividades dos serviços de guarda, de vigilância e de custódia de presos”. 

Com agências